Estudantes de Jornalismo da UFS visitam a TV e Agência de Notícias da Alese

10/8/2022

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Uma imersão de conhecimento direcionada pelos caminhos da comunicação pública. Este foi o objetivo da visita feita pelos estudantes do 5º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nas instalações da TV e Agência de Notícias da Assembleia Legislativa de Sergipe na manhã desta quarta-feira, 10 de agosto.

Estudantes da UFS se reúnem com o Diretor de Comunicação da Alese, Irineu Fontes. Foto: Aline Froelich

De acordo com o coordenador de conteúdo da TV Alese, Thiago Aragão, a oportunidade proporcionou uma troca de experiências. “Receber os alunos que vieram com uma grande curiosidade em saber como era a rotina dos trabalhos da comunicação da Casa foi algo que trouxe muita satisfação para nós, pois demonstra que o nosso trabalho está sendo bem visto tanto pela sociedade sergipana quanto pelo o público acadêmico. Uma manhã de muito aprendizado possibilitando aos estudantes perceber na prática como é desenvolvido a produção de um programa de Tv pautado na comunicação pública, atuação da equipe de reportagem, estúdios, a acessibilidade que lidamos em toda a programação ao vivo, a redação da Agência de Notícias e o plenário foram destaque. A ocasião foi uma grande oportunidade tanto para eles e também da nossa parte ao avaliar como estão se preparando para o mercado de trabalho”, disse.

A estudante Maria Isabel Chaves demonstrou muita satisfação pela aula prática vivenciada neste dia. “Este encontro foi possível através da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I que dividiu grupos na ideia de visitar os veículos de comunicação do Estado e o meu, especificamente, ficou com a TV Alese. Percebemos o quanto o jornalismo está se tornando cada vez mais integrado por novas práticas nas redações na qual, o profissional se divide em várias atuações como produtor, editor, repórter, apresentador e o nosso questionamento era como o jornalismo e os bastidores acontecia na TV Alese. Tínhamos uma noção baseada em pesquisas e no que assistimos, mas não imaginávamos chegar aqui e perceber a estrutura da comunicação muito bem implementada, inclusive, se alinha com os princípios que buscamos de um jornalismo com foco local levando em consideração os assuntos de interesse da sociedade, além da forma mais acessível em apresentar temas do meio político”, afirmou.

Foto Capa: Aline Froelich

A estudante do 5º período de Jornalismo, Maria Isabel Chaves, ficou surpresa com a estrutura da Comunicação da Alese. Foto: Agência de Notícias Alese

O Coordenador de Conteúdo, Thiago Aragão, apresenta a estrutura da TV Alese. Foto: Aline Froelich