Da Escola do Legislativo/ Por Rosângela Dória
A primeira edição deste ano do Espaço Cultural Djenal Queiroz, da Assembleia Legislativa de Sergipe, a ser realizado no dia 21 de março, às 18h no hall da Alese, reúne duas gerações de artistas da cena cultural sergipana: os cantores Chiko Queiroga e Antônio Rogério e o artista plástico Felipe Leite. De um lado, mais de 20 anos de uma carreira musical que marcou época; do outro uma revelação vinda da cidade de Estância que se dedica ao hiper-realismo com imagens gigantes pintadas a óleo sobre tela de feições, aparências e fisionomias de pessoas do Brasil e do mundo.
O encontro artístico promete um final de tarde dos mais prazerosos regado a sucessos novos e antigos que farão um passeio pela Aracaju dos anos 80 e 90 e uma oportunidade de se apreciar o que há de mais novo nas artes plásticas sergipanas. Para os admiradores de arte, um compromisso para deixar marcado na agenda.
O Espaço Cultural Djenal Queiroz é um ambiente consagrado à promoção da cultura de Sergipe com apresentação de nomes conhecidos e dos novos talentos que surgem no cenário cultural. Na Assembleia, todos tem a chance de ocupar o ‘palco’ de apresentações para que as artes possam ser vistas por todos. O curador do Espaço, Beneti Nascimento, ressalta o valor de espaços assim: “É sempre muito prazeroso estar à frente de um projeto que possibilita esses encontros, essas oportunidades, num cardápio cultural recheado de novidades e nomes que estão fazendo cultura há muitos anos em Sergipe”, comemorou.
Felipe Santos Leite é artista nordestino, pintor e desenhista que emprega em suas obras de pintura a óleo sobre tela, a técnica do hiper-realismo com a representatividade e diversidade de imagens. Nasceu em Estância em 1995 e em 2012, identificou-se com a técnica do hiper-realismo; passou a aperfeiçoar seu talento através de cursos com personalidades conceituadas em todo o mundo. E desde então fez parte de diversos projetos culturais da prefeitura de Estância, através exposições visuais.
Chiko Queiroga e Antonio Rogério são profissionais ativos como compositores e intérpretes de Aracaju para o Brasil e para o mundo por mais de 20 anos. Se juntaram em 1998 e formaram uma dupla de muito sucesso. Participaram do troféu Caymmi / Salvador (BA) (melhor intérprete em 1992); Projeto Pinxiguinha (AJU-SE 1988) junto com Jerry Adriane; Pinxigão (1989) (Sul do país) junto com Biafra; Pixinguinha-2004 (sudeste,centro-oeste e norte do Brasil) e Festival Festa da Música Brasileira (RJ). Em julho de 2005 foram convidados para integrar a caravana 8 do projeto Pixinguinha em homenagem ao ano do Brasil na França no espaço Brasil / França no ‘correau du temple’ – Paris
A partir de 1998, a dupla lançou sete álbuns de cds: ‘Chiko Queiroga e Antônio Rogério ao vivo’ (1998); ‘Folia de São João’ (2001); ‘Canta-SE’ (2003) cordas vocais (2004), Clareou vol.l e vol.ll, ‘Chiko Queiroga e Antonio Rogério dez anos’ e mais recente com o fomento da Funarte e Ministério da Cultura intitulado ‘Acompanhando o Sol’.
Entre 1999 e 2009, foram aos Estados Unidos por oito vezes representar Sergipe e o Brasil no maior festival de jazz do mundo (New Orleans Jazz Festival – Louisiana-USA) ao lado de Paul Simon, B.B. King, Al Jarreau, Jaymes Taylor e Sting, entre outros. Participaram também de outros festivais como French Quarte festival(USA) , Alabama fest (USA), Fest for all – baton rouge – USA e River fest – Alexandria – USA.
O Espaço Cultural Djenal Queiroz é um local gratuito, aberto ao público e destinado a receber as mais variadas manifestações artísticas sergipanas.