Espaço Cultural da Alese abre exposição “Fábio Sampaio em Coleções”

15/3/2022
Por Júnior Matos/Alese

Inspirada em obras do movimento modernista e na arte contemporânea foi aberta na manhã desta terça-feira,15, a exposição cultural “Fábio Sampaio em Coleções” do artista plástico e produtor cultural Fábio Sampaio. A mostra fica em cartaz até o dia 15 de abril na Galeria do Espaço Cultural da Escola do Legislativo (Elese).

A exposição apresenta obras de arte produzidas em fases distintas do artista e reúne 60 obras entre quadros e esculturas. “Essa exposição teve como objetivo agregar o trabalho

O artista Plástico Fábio Sampaio

de diversos artistas, por isso trazemos aqui outras obras. Aqui reunimos peças elaboradas entre os anos de 2001 à 2021. O momento é uma celebração  inspirada nas pessoas que me mantem quanto artista”, declarou o artista plástico Fábio Sampaio.

Nascido em São Paulo e residente em Aracaju desde o princípio dos anos noventa, o produtor cultural e artista plástico possui vasta produção artística. Com cerca de 30 anos participando do cenário cultural. O artista participou de importantes exposições nacionais e internacionais, a exemplo da Bienal de Florença, Bienal de Bruxelas e exposições em Paris e Nova York.

“O marco inicial da minha carreira enquanto artista plástico ocorreu no ano 1993 quando ganhei o Salão dos Novos, ação voltada para a área das artes e organizada pela Prefeitura de Aracaju. De lá para cá foram diversas obras e participações em muitas ações artísticas pelo Brasil e pelo mundo”, falou o artista plástico Fábio Sampaio.

Para o curador da exposição Arivaldo Chagas “esse é um momento de celebração para as artes plásticas.  Além das obras de Fábio Sampaio estamos expondo obras de colecionadores particulares. As obras são de diferentes períodos e diversas temáticas, sendo que, uma delas participou da bienal de Florença na Itália. Temas como: a vida indígena e a especulação imobiliária nas áreas urbanas são abordados na exposição”, explicou.

A ressignificação do material utilizado pelo artista também faz parte da exposição. “A partir de materiais novos e outros já utilizados para dar uma vida nova ao material fazendo sua arte, construímos um novo cenário lúdico a partir do imaginário da pessoa visitante da exposição”, disse o curador da exposição, Arivaldo Chagas.

Isabela Mazza, Diretora da Escola do Legislativo

De acordo com a diretora da Elese, Isabela Mazza, a Escola do Legislativo é um espaço aberto para os artistas apresentarem os seus trabalhos culturais. “É importante este incentivo para a cultura sergipana e que engloba artistas de todas as áreas e setores. O nosso objetivo é que eles venham à Casa Legislativa apresentem suas peças e mostrem a suas artes”, enfatizou.

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, prestigiou a solenidade de abertura da exposição e parabenizou à Escola do Legislativo pela iniciativa. “Essas exposições servem de vitrine para os artistas plásticos de Sergipe. Temos artistas extremamente talentosos que precisam apresentar o seu trabalho para o público e a abertura do Espaço Djenal Queiroz, na Escola do Legislativo demonstra uma sensibilidade ímpar daqueles que administram a Casa Legislativa do nosso estado. Esta exposição que ficará em cartaz até o dia 15 de abril vem proporcionar que mais pessoas possam ter o contato com a nossa arte. Eu acredito que o Turismo ganha com isso também, pois é mais um espaço para que os turistas possam visitar”, enfatizou Sales Neto.

A presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) Conceição Vieira saudou a todos os amantes da arte presentes no evento e enfatizou: “meus cumprimentos a diretora da Escola do Legislativo, Isabela Mazza, que está fazendo um grande trabalho. Também ao nosso curador da exposição e também do Espaço Cultural aqui da Escola do Legislativo, Arivaldo Chagas, e ao Fábio Sampaio com seu trabalho maravilhoso que conta com a colaboração de outros artistas. Suas peças são inspiradas em questões sociais e também no dia a dia, no amor, na raiva, ou na ironia ou daquilo que constitui o ser-humano. Esse calor acolhedor da gente sergipana e tem produzido que é maravilhoso. Levando o nome de Sergipe para todos os cantos do estado, país e internacionalmente”, destacou Conceição Vieira.

Autoridades do Escalão do Governo do Estado prestigiam exposição

A exposição ‘Fábio Sampaio em Coleções’ segue até o dia 15 de abril, no horário das 8h às 17h, na Escola do Legislativo localizada na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju.

Outras Fotos da exposição de “Fábio Sampaio em Coleções”

Fotos: Jadilson Simões/Arquivo de Salles Neto