Nesta sexta-feira, 20, foi realizado o encerramento do Curso de Gestão de Documentos, numa parceria
entre a Escola do Legislativo João de Seixas Dória, da Assembleia Legislativa de Sergipe e a Escola do
Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de
Aracaju (CMA).
O curso foi realizado às quintas e sextas-feiras do mês de dezembro, das 8h às 12h, na Elese com 24 horas de informações fundamentais sobre a preservação de documentação pública prevista em lei e atendendo às necessidades dos servidores na atuação profissional do dia a dia.
Na última quinta-feira, 19, os alunos puderam vivenciar um dia de visita ao Arquivo Público Estadual, onde conheceram os arquivos, documentação mais antiga, formas de arquivamento, seleção de documentos históricos importantes além do cotidiano de um arquivista num acervo tão vasto quanto o do Arquivo Público de Sergipe. A diretora Sayonara Santana falou da satisfação pela parceria.” É uma honra receber os alunos do curso e poder dividir com todos eles um pouco do trabalho feito com a documentação da administração estadual”, concluiu.
A manhã foi bastante proveitosa e animada com a confraternização entre os participantes do curso, a
exemplo dos servidores da Deso, Prefeitura de São Cristóvão, Câmara Municipal de Aracaju, Assembleia
Legislativa de Sergipe, Arquivo Público Estadual e Municipal, Tribunal de Contas e Prefeitura de
Laranjeiras. Para o facilitador do curso e coordenador da biblioteca da Elese, Celson Íris, “A sala de aula proporciona essa vivência, essa troca de experiência, isso resulta numa construção coletiva para que todos saiam daqui com uma bagagem para aumentar seus conhecimentos. A Escola do Legislativo foi muito feliz em formar essa parceria trazendo profissionais de outros órgãos que agregaram ainda mais para o resultado final desse grande encontro”, disse ele.
O diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores, Vander Costa, participou do encerramento do curso e agradeceu pela parceria: “Estamos finalizando o ano de 2024 com o termo de cooperação técnica para cursos de aperfeiçoamento que vão aprimorar as técnicas para os servidores. Esse curso qualifica além da teoria, porque a prática é algo muito importante para melhorar a atuação dos servidores”, disse ele.
Para a diretora da Escola do Legislativo Telma Pimentel, “A escola tem essa preocupação com os servidores com um curso que tem uma particularidade que foi feito sob medida para as necessidades dos servidores que trabalham com algo tão importante que é a documentação das Casas Legislativas e de outros órgãos, disse.
Fotos: Joel Luiz/Alese