A participação das Escolas Legislativas de todo o país também conquistaram a participação dos deputados e lotaram o auditório principal da 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). De Sergipe, a Assembleia Legislativa esteve representada por Telma Pimentel, diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Sergipe (Elese-Alese).
Entre os painéis, destaque para “O papel das Escolas Legislativas na formação dos servidores nas políticas públicas”. Telma Pimentel, à frente de uma escola que alia educação e cidadania, participou ativamente do evento, reafirmando em suas falas o trabalho realizado no Legislativo de Sergipe.
“Esses encontros anuais são uma oportunidade única para ampliar nossa visão, trocar experiências e debater temas essenciais. Além disso, podemos assistir a palestras de renomados especialistas, como a do ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, o que nos confirma que estamos no caminho certo”, destacou a diretora.
A palestra de hoje, sobre educação financeira, foi especialmente relevante para ela, pois, conforme contou, “já realizamos um curso de educação financeira este ano e percebemos que estamos alinhados com essas discussões”.
Telma também ressaltou a importância da Assembleia Legislativa abrir suas portas para a população, prática que já vem sendo realizada com os projetos inclusivos desenvolvidos. “Temos o projeto Quintas Negras, que trata da discriminação racial, e também um projeto que incentiva a leitura. São iniciativas que trazem as pessoas para dentro da escola e da Assembleia, promovendo cidadania e inclusão”, afirmou.
A participação de Telma nas discussões sobre as escolas legislativas de todo o país também foi um ponto alto da sua experiência. “No primeiro dia, exclusivo para a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, o tema foi o ‘Princípio da Educação Legislativa’, que é uma realidade do nosso cotidiano. A educação legislativa e cidadã norteiam o nosso trabalho e trouxeram muitas dicas e alertas importantes”, explicou.
Ela ressaltou a importância de observar o que está sendo feito em outros estados e adaptar as melhores práticas à realidade sergipana. “Cada estado tem sua particularidade, e, a partir das experiências compartilhadas, podemos implementar melhorias e adaptar soluções ao nosso contexto. A Escola do Legislativo de Sergipe tem buscado fazer isso a cada evento que participa”, afirmou Thelma, visivelmente entusiasmada.
“Saio daqui com a cabeça fervilhando de ideias. É gratificante perceber que muitos dos temas discutidos aqui já estamos aplicando em nosso trabalho. Agora, o desafio é ampliar e abrir novas portas, sempre com o apoio de todos”, concluiu.
Fotos: Jadilson Simões- Agência de Notícias Alese