logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Escola do Legislativo leva Projeto Conecta à Tobias Barreto

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

“O uso da inteligência emocional nas relações de trabalho”. Esse foi o tema do curso realizado na manhã desta sexta-feira, 16, na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Tobias Barreto. A ação é da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, da Assembléia Legislativa de Sergipe, por meio do Projeto Conecta.

Equipe de reportagem da Alese também participou das dinâmicas

O curso contou com palestra da professora especialista Maria Mírian Mendes Leite Rodrigues, distribuição de apostila, apresentação de slides sobre o conteúdo, dinâmicas (vivências) para colocar em prática o que os participantes (servidores municipais e público em geral), aprenderam, além da exibição dos vídeos: Muito desgaste, A ponte e Corrida de Sapinhos.

Relacionamentos

De acordo com a palestrante, a inteligência emocional é um conceito da Psicologia que visa a melhoria do clima organizacional da empresa, os relacionamentos.

Professora Mírian Mendes falando sobre as emoções no ambiente de trabalho

“A inteligência emocional traz desde 1990, o conhecimento maior por causa do psicólogo e escritor Daniel Goleman, que escreveu um best-seller sobre o assunto com mais de 5 mil cópias vendidas e o tema foi se popularizando, sendo trazido para dentro das empresas e das escolas para melhorar a maneira como o ser humano reage à emoção do outro, quando se trata das pressões, do estresse, cumprimento de metas. Isso seria possível das ferramentas que a inteligência emocional dispõe e eu trago para esse curso através de mudanças de hábitos e atitudes como a teoria do abraço, a respiração e ao que que se ouve e vê na Internet, pois somos aquilo que pensamos”, ressalta Maria Mírian.

Emoções

A coordenadora da Elese Ronice Souza ressaltou a importância do Projeto Conecta

Entre os assuntos abordados, o conhecimento das emoções e a importância de trabalhá-las, expressando-as nos momentos certos e retendo-as quando preciso, pontos fundamentais para o sucesso no ambiente de trabalho.

“Administrar as emoções nem sempre é fácil e sabemos que no ambiente de trabalho, esse é um desafio ainda maior. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que se preocupa genuinamente com os outros e sabe contornar as situações quando há confronto com os sentimentos alheios”, explica a professora.

Mírian Mendes falou sobre emoções básicas que acompanham as pessoas durante toda a vida: quando choram ao assistir a um filme, o momento de alegria ao ver alguém que se ama muito; quando as pessoas ficam tristes ou com raiva por alguma situação ruim. Ela relatou seis emoções básicas universais listadas pelo psicólogo Paul Ekman: alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa.

“Sem ter inteligência emocional, dificilmente um trabalhador altamente qualificado se dará bem com os seus colegas e com os gestores, ou saberá lidar com o recebimento de feedbacks negativos, com crises internas ou externas”, complementa.

Cidadania

Alexandre Vieira, diretor-geral da Câmara Municipal de Tobias Barreto

A coordenadora administrativa da Escola do Legislativo, Ronice Souza de Oliveira, destacou que o Projeto Conecta tem por objetivo levar cidadania para as escolas do legislativo municipais.

“Aqui em Tobias Barreto o projeto vem sendo desenvolvido desde fevereiro deste ano, já tivemos um curso de redação legislativa com o professor André Brito e agora estamos realizando esse com a professor Mírian Mendes sobre a inteligência emocional no âmbito do trabalho, pois é muito importante a gente ter o auto controle do nosso emocional para que saiba lidar com o próximo no ambiente de trabalho”, observa Ronice lembrando que o Conecta, voltado para a educação cidadã, já passou por vários municípios a exemplo de Laranjeiras, Itaporanga D’Ajuda, Boquim e Estância.

O diretor-geral da Câmara Municipal de Tobias Barreto, Alexandre Vieira falou sobre a importância da inovação para que o Poder Legislativo não fique focado apenas nas proposituras dos vereadores.

O empresário Adeilton Rodrigues disse ter ficado satisfeito com o conteúdo do curso

“Busquei ajuda na Alese e fui apresentado em janeiro à diretora da Escola do Legislativo, Isabela Mazza e em fevereiro o projeto Conecta foi implantado aqui em Tobias Barreto pela Assembleia Legislativa de Sergipe; numa oportunidade ímpar pois precisamos trazer uma educação cidadã dos jovens, a exemplo de um curso dessa dimensão, que contribuirá principalmente para um maior entrosamento entre os servidores contratados e os servidores concursados”, afirma.

Entre os participantes, o empresário do setor alimentício, Adeilton Rodrigues. “O curso está sendo muito interessante e eu quero agradecer à Escola do Legislativo da Alese e à Escola do Legislativo de Tobias Barreto, a oportunidade de estarmos aprendendo sobre a inteligência emocional para que a gente possa aplicar dentro do nosso dia-a-dia e do nosso convívio dentro da empresa, lidando com os possíveis conflitos e controlando a ansiedade para que possamos gerenciar de uma forma mais aguçada”, entende.

Fotos: Jadilson Simões

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo