Escola do Legislativo João de Seixas Dória lança agenda de eventos e cursos para março

Da Escola do Legislativo/Por Rosângela Dória

A Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese), lança a programação de eventos culturais e cursos para o mês de março. No dia 14, será realizada a edição do ‘Quintas Negras’ com o cantor, compositor e professor Zéq’ Oliver, que lembra nomes de astros da música negra, como: Barry White, Ray Charles, Nat King Cole, Louis Armstrong e muitos outros ícones da música. Brasileiro, nascido na cidade de Aracaju-
Sergipe, Oliver é Bacharel em Canto pela Universidade Federal da Bahia. É pianista, compositor, preparador vocal e regente de Coros.

Oliver completa 25 anos de carreira com seis álbuns, oito DVD’s, diversas premiações como ‘Voz e Cantor do Ano’, apresentações e concertos, nacionais e internacionais, incluindo, teatros, arenas e programas de TVs. Zéq’Oliver é conhecido como ‘O Diamante Negro da Música’
No dia 25 de março, às 15h, na biblioteca Marcelo Déda, da Elese, teremos a primeira edição deste ano do ‘Encontro com o Autor’ com Claudefranklin Monteiro Santos. Ele é Natural de Lagarto-Sergipe, Licenciado em História e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal
da Bahia, Professor do Departamento de História (UFS) e Membro da Academia Lagartense de Letras e da Academia Sergipana de Letras. Ele vai falar sobre suas obras e o processo de criação e pesquisa dos temas que aborda em seus livros.

Livros: Centrifugação (1999), Nove Contos (2003), Metodologia do Ensino de História (2010). Entre Versos e Insônias (2013), Através do Brasil, uma trajetória centenária (2010 / ), Contradições da Romanização no Brasil, a Festa de São Benedito em Lagarto (1771-1928) – 2016, A Vida é um Trio Elétrico (2019), A Santinha do Novo Horizonte (2020), Eutímia – Crônicas para não esquecer (2021), O Poder Libertador da Escola na Trajetória de Josué da Silva Mello (2023) e Dr. José Aguinaldo de Santana Fonseca – um retrato em preto e branco (2023).

No dia 27 de março, às 8h, será realizado a Projeto ‘Visita a Casa do Povo’ com estudantes do Colégio Estadual Fernando Azevedo da cidade de Nossa Senhora das Dores. Pelo projeto, os alunos, acompanhados de diretores e coordenadores, visitam as instalações da Escola do Legislativo, assistem à palestra sobre ‘Democracia e Legislativo’ ministrada pelo professor e jurista Evaldo Campo, coordenador de Projetos Especiais da Elese. Na sequência, se encaminham à Praça Fausto Cardoso, onde tem conhecimentos da história do jurista Fausto Cardoso. Ao final, os alunos conhecem o prédio da Alese, acompanham a sessão plenária e visitam a Sala da Comissões onde ficam sabendo como funciona a apreciação de projetos para a votação em plenário.

Cursos

No dia 13 de março, das 8h às 12h, será realizado o ‘Curso de Oratória e Linguagem Corporal’ com o professor Evaldo Campos. O curso de Oratória desenvolve a capacidade de falar em público e ajuda a lidar com diversos contextos de comunicação nas empresas. As habilidades ligadas à oratória, à comunicação e à linguagem corporal estão sendo cada vez mais exigidas no ambiente de trabalho e nas relações pessoais. Uma oportunidade para ampliar conhecimentos e adquirir as mais inovadoras técnicas da área.

Nos dias 20 e 21 de março, serão realizados o ‘Curso Write Básico’ e ‘ Curso Write Avançado’ com o professor e servidor da Elese Márcio Salles. Os servidores da Assembleia Legislativa podem se inscrever nos dois cursos ou apenas em um, caso já tenham experiência no módulo básico. Os cursos vão oportunizar o conhecimento do Editor de Texto Writer abordando técnicas de uso através de ferramentas
de edição de texto desde o básico ao avançado.

A diretora da Escola do Legislativo, Telma Pimentel, reforça o papel da Elese na promoção das artes em geral, nas expressões culturais de Sergipe e para os nomes que fazem a história e a cena cultural do estado. Ela fala sobre a importância da formação de servidores para a melhoria dos serviços oferecidos à população e o aprimoramento das atividades desenvolvidas na Casa Legislativa, com os cursos oferecidos
através de pesquisa e consulta realizada entre os próprios servidores.

“Temos um lugar privilegiado que oferece espaço e conforto para receber visitantes, alunos e pessoas interessadas nas mais diversas atividades desenvolvidas na Escola do Legislativo. Aqui, artistas em geral, autores sergipanos, músicos, artistas plásticos, escritores, pintores, fotógrafos, artesãos renomados ou em início de carreira tem o privilégio de ocupar o mesmo lugar” ressalta a diretora.

A Escola do Legislativo de Sergipe funciona no Palácio Fausto Cardoso, que fica localizado na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. Para mais informações sobre os eventos culturais promovidos pela Elese, é só entrar em contato pelo telefone (79) 3216-6845 ou 6802.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese