A vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência em Sergipe, Jane Mare Santos da Rocha participou na manhã desta quinta-feira (1º), da palestra sobre o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, (3 de dezembro). No evento que teve como autor da propositura, o deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), ela destacou o tema: “Estruturação da Rede e Efetivação do Atendimento Multidisciplinar para as Pessoas com Deficiência”.
Segundo ela, a maior preocupação é com uma articulação com as secretarias de Assistência Social, da Saúde, entre outras, para que haja uma maior inclusão das pessoas com deficiência.
“Essa integração é trazer na realidade, o papel de cada entidade na atenção à pessoa com deficiência porque nossa preocupação hoje como Conselho Estadual é estar articulando ações, pois uma pessoa com deficiência tem necessidade de várias pastas. Nós temos a proposta de trazer tanto a participação da entidade civil, quanto a gestão municipal e estadual; formatar a rede de atenção para que diminua as dificuldades de inclusão”, ressalta.
Jane Mare enfatizou que a pessoa com deficiência fica com a atenção fragmentada. “Então ela tem que ter essa continuidade de ações para que realmente ela consiga estar incluída, por exemplo, se vai estar estudando, vai estar na educação inclusiva, mas tem uma necessidade de uma tecnologia assistida ou de uma inclusão social, de um benefício, dependendo da situação social. Então essa articulação é extremamente necessária para que realmente a inclusão aconteça”, acredita.
Por Agência Alese de Noticias
Foto: Jadilson Simões