Enfermeiros pedem apoio a Luciano Bispo quanto ao PL de reajuste

16/3/2022

Por Aldaci de Souza/Alese

Assim como fez com representantes dos professores e dos policiais na última terça-feira, 15 após reassumir o cargo de presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Bispo (MDB) recebeu na manhã desta quarta-feira, 16, integrantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe. Na oportunidade, eles pediram apoio dos parlamentares no sentido de buscar um consenso quanto ao projeto do Executivo que trata do reajuste dos servidores públicos.

Presidente Luciano Bispo e deputada Goretti Reis ouvem as reivindicações da categoria

“Nós agradecemos muito ao presidente Luciano Bispo por nos ouvir atentamente. Agradecer a intermediação da deputada Goretti Reis e o apoio da  deputada Kitty Lima, além do deputado Georgeo Passos para tentar entender o que está acontecendo com os profissionais da saúde que têm sofrido muito com perdas salariais desde 2013, a exemplo da insalubridade durante a pandemia, deixando de incidir sobre o salário base para incidir sobre o salário mínimo”, ressalta a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe, Shirley Morales.

Segundo ela, existem muitas distorções no projeto anunciado, com 34.44% por algumas categorias, mas outras categorias estatutárias e celetistas no mesmo local de trabalho não terão o mesmo avanço. “Esperamos que os deputados possam intermediar junto ao governo uma solução, pois o projeto já chegou na Casa. Os deputados abriram as portas para ouvir as reivindicações das categorias e tentar minimizar os prejuízos que possam ter. É extremamente importante essa sensibilidade de ouvir as representações dos trabalhadores”, observa Shirley Morales.

A deputada Kitty Lima (CIDADANIA) ressaltou o apoio aos servidores quanto a uma intermediação junto ao governo. “Uma missão que vamos abraçar com toda força e tentar modificar o projeto porque os prejuízos para a categoria da saúde são desde 2013 e  esta Casa precisa se colocar no lugar dessa categoria sofredora e há muito tempo sem valorização. Eu agradeço ao presidente Luciano Bispo por estar aqui atendendo representantes dos trabalhadores, mesmo tendo saído recentemente de uma cirurgia”, enfatiza.

Para a deputada Goretti Reis (PSD), que também é enfermeira, a reunião foi muito proveitosa no sentido de tentar um diálogo junto ao governo visando solucionar o problema das distorções no projeto voltado para o reajuste salarial dos profissionais de saúde. “Essas distorções nas categorias (com uns profissionais recebendo 33.44% e outros, apenas 10%), estão preocupando os trabalhadores, por isso atendemos ao pleito do sindicato, conversamos com o presidente Luciano Bispo estamos pedindo apoio para intermediar junto com o governador Belivaldo Chagas, pelo menos uma expectativa de encontrar  solução para que os profissionais da saúde não tenham prejuízos”, destaca.

Os projetos enviados pelo Poder Executivo chegaram ontem,15, na Assembleia Legislativa de Sergipe e estão sendo distribuídos a todos os parlamentares ainda hoje,16, pela Mesa Diretora.

O presidente deputado Luciano Bispo, ressaltou a importância das demandas de cada categoria e ressaltou: “eu podia estar ainda de licença médica, era até mais fácil pra mim. Mas eu sou um homem que vive do povo. Pra mim política é coisa séria. Eu só posso garantir que vamos analisar, vamos identificar, dialogar. Agora não adianta dizer que pode aumentar  e chegar na hora não ter como pagar. Nós temos que ter cautela, compromisso e respeito. O que eu prometo eu cumpro. Tá aqui a deputada Goretti que briga e muito pela categoria de vocês, ontem eu só não recebi vocês porque a agenda estava cheia com as outras categorias, mas hoje eu prometi a ela e estou aqui ouvindo cada observação de vocês e vamos levar em consideração todas as observações feitas”, afirmou Luciano Bispo que ainda enfatizou”o que eu garanto é que a Assembleia vai votar.

Depois da distribuição dos projetos para os deputados estaduais a tramitação segue o rito jurídico do Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Fotos: Agência de Notícias Alese