Energia solar é pauta na Câmara Federal. Pimentel é incentivador em SE

A crise na indústria nacional de produção de placas e painéis de energia solar no Brasil será discutida no Congresso Nacional, nesta quarta-feira, 28. Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o uso de energias limpas e renováveis vem sendo defendido pelo deputado Luciano Pimentel (PSB). O parlamentar conseguiu aprovar em agosto de 2108, projeto de sua autoria instituindo a Política de Incentivo à Geração e Aproveitamento da Energia Solar no Estado.

O Brasil é um dos países com maior potencial por metro quadrado na geração de energia solar, impulsionando a economia principalmente por meio da geração de empregos.

Em Sergipe, a participação da energia solar é quase simbólica, com apenas 50 unidades instaladas: 38 em residências, duas na zona rural, nove na área comercial e apenas uma na indústria.

“Ao criar essa política, o Governo de Sergipe estimula a surgimento de empresas que venham a produzir os componentes no próprio Estado, o que acaba barateando o produto, além de estar gerando renda e emprego para os sergipanos”, acredita Luciano Pimentel.

Discussão

O assunto será discutido na Comissão de Minas e Energia da Câmara  Federal, durante audiência pública nesta quarta-feira, 28. De acordo com o autor do requerimento, o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), os impostos de importação são muito menores que os impostos cobrados para a produção das placas no país e isso estaria inviabilizando a indústria nacional.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Foto: Divulgação Solar Brasil