O endocrinologisa Raimundo Sotero destacou na manhã desta quinta-feira (24) em entrevista à TV Alese, a importância de se prevenir a obesidade infantil. O especialista destacou que tudo na vida passa pela prevenção, principalmente das doenças crônicas.
“Hoje temos uma maior incidência de Diabetes Tipo 2 que não havia no século passado, em decorrência da Obesidade Infantil. Esse é um problema de saúde pública. A primeira coisa que a mãe faz quando a criança está chorando é dar o peito, então isso vem desde que ela nasce. A criança associa o apego, o carinho, com o alimento. Se a criança chora, dá um chocolate, leva para comer um sanduiche e com isso troca o bem-estar familiar, o afago, pela comida”, lamenta.
De acordo ainda com Raimundo Sotero, é preciso educar a criança para evitar que se torne obesa. “Depois que inventaram o celular, o computador e a cadeira confortável; a criança chega da escola, vai para o computador e para o celular e depois vai dormir. O exercício físico é apenas entre a criança e o computador, a criança e o celular. A gente sugere que as mães e os pais determinem horários, para o uso do celular e do computador, que imponham limites”, enfatiza.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões