A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por meio da Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese), realizou mais uma edição do projeto “Encontro com o Autor Sergipano”, que tem como objetivo promover e valorizar os escritores do Estado. O evento aconteceu na Biblioteca Deputado Marcelo Déda, e contou com a presença da escritora Lúcia Oliveira, que apresentou ao público sua obra mais recente: “Das Sombras à Luz de uma Estrela”.
A autora
Licenciada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Pio Décimo e especialista em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal pelo Instituto Athenas, Lúcia também ocupa a cadeira de número 5 na Academia Feminina de Letras e Artes de Sergipe (AFLAS). Durante o encontro, a autora compartilhou com o público detalhes sobre a obra e sua experiência como escritora sergipana.
“Realmente é uma grande emoção estar aqui. Foi um convite maravilhoso feito pelo nosso querido Beneti e pelo coordenador Celson. Oportunidades como essa são raras, porque o meio literário é muito difícil de levar adiante, principalmente em um país onde o hábito da leitura ainda é pouco difundido. Ler para o brasileiro ainda não é algo natural, então iniciativas assim chamam atenção e fazem toda a diferença”, afirmou Lúcia.
Beneti Nascimento, coordenador de Assuntos Culturais da Elese, destacou a relevância da escritora convidada para o projeto. “Mais do que autora, Lúcia é uma colaboradora frequente do nosso trabalho. É uma pessoa que conhece profundamente a literatura e que nos honra com sua presença. Este projeto oferece um espaço privilegiado para que escritores, muitas vezes anônimos do grande público, tenham a chance de apresentar sua obra, explicar seu processo criativo e dialogar com os leitores. Hoje, trouxemos uma figura de peso para enriquecer ainda mais o Encontro com Autor Sergipano”, ressaltou.
O coordenador da Biblioteca da Elese, Celson Iris, destacou o compromisso da instituição com a promoção da diversidade cultural. “A biblioteca está aberta justamente para receber e valorizar os autores sergipanos em suas diferentes vertentes. Não temos uma linha delimitada, porque o que valorizamos é o que esses autores têm a contribuir com a cultura do nosso estado. Buscamos compor um acervo rico e diverso, que represente a pluralidade da sociedade sergipana. Reforçamos o convite para que todos venham conhecer nosso espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, afirmou.
O livro
A obra apresentada, “Das Sombras à Luz de uma Estrela”, é uma psicografia, ou seja, segundo a autora, não se trata de uma ficção tradicional. O livro narra a trajetória de um clã cigano que viveu nos arredores de Sevilha, na Espanha, entre os anos de 1815 e o final do século XIX. “Esse clã era muito fechado, tradicional, com uma hierarquia rígida e fortes vínculos com a preservação dos bens materiais. Essa resistência às mudanças levou a um processo cármico que culminou na sua extinção. É uma história intensa, de dor, aprendizado e transformação espiritual”, explicou Lúcia.
A escritora e amiga Telma Costa também esteve presente para prestigiar o evento e ressaltou a importância do projeto. “Já tive a oportunidade de lançar meu livro ´Duda Fuxico´ aqui na biblioteca e Lúcia esteve presente. Hoje, eu vim retribuir o carinho. Esse espaço é maravilhoso, diferente de um lançamento formal, aqui a gente conhece o autor, conversa sobre a obra, entende a história por trás do livro. “Das Sombras à Luz de uma Estrela” é um livro forte, denso, com uma mensagem profunda. Já li e vou reler, porque é daqueles livros que pedem uma segunda leitura, com mais calma. A coragem de Lúcia em publicar uma obra psicografada é admirável”, declarou.
O “Encontro com o Autor Sergipano” segue consolidando-se como uma vitrine para os talentos literários do Estado e como um importante fórum de valorização da cultura local. A Biblioteca Deputado Marcelo Déda e a Escola do Legislativo reforçam seu compromisso de manter esse espaço aberto ao público, incentivando a leitura, o diálogo e o fortalecimento da identidade cultural sergipana.
Fotos: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese








