Encontro com o autor sergipano: Ana Medina lança na Elese livro sobre Olympio Campos

Da Escola do Legislativo – Por Rosângela Dória

A Escola do Legislativo João de Seixas Dória, da Assembleia Legislativa de Sergipe, realiza nesta terça, 13, às 15h, na biblioteca da Elese, mais uma edição do Projeto Encontro com o Autor Sergipano. Neste mês a autora convidada é a escritora Ana Maria Fonseca Medina, com o livro: As Exéquias do Monsenhor Olympio Campos

A memória do monsenhor Olympio de Souza Campos (1853-1906), personagem de grande relevo na história da Igreja e da política de Sergipe, é o tema central da obra mais recente dos escritores Ana Medina e Claudefranklin Monteiro. Em 9 de novembro de 1906, quando exercia o mandato de senador, Olympio Campos foi assassinado com duas facadas e onze tiros no Rio de Janeiro, por Armando de Aguiar Cardoso e Humberto de Aguiar Cardoso, filhos do deputado federal Fausto Cardoso.

Antes de chegar ao Senado, Olympio Campos foi presidente do Estado de Sergipe (1899-1902), deputado federal e deputado estadual. Exerceu seu ministério presbiteral em Itabaianinha, sua cidade natal, Cristinápolis e Aracaju.

Breve Currículo: Ana Medina é escritora, membro da Academia Sergipana de Letras, nasceu em Boquim, graduou-se em Letras, pela Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. Dirigiu o Museu Histórico de Sergipe, organizou o Museu Raymundo Fernandes da Fonseca, em Boquim, foi chefe do Cerimonial do Poder Judiciário de Sergipe e da Prefeitura Municipal de Aracaju por nove anos. Coordenou a Escola do Judiciário, do Tribunal de Justiça de Sergipe e é sócia do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Instituto Dom Luciano Duarte. Foi conselheira e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe.

O Encontro com o autor sergipano possibilita a participação de todos nas conversas com o autor para um debate enriquecedor sobre a trajetória da pesquisa, do deccorer da escrita e da publicação do livro. O evento é gratuito e aberto ao público. A Elese fica localizada no Palácio Fausto Cardoso, na praça que leva o mesmo nome, no centro de Aracaju.

Foto: Arquidiocese de Aracaju