Encontro com o autor apresenta a história da Cultura e Patrimônio de Sergipe com Maria Augusta Mundim Vargas

Por Rosângela Dória

Na tarde desta terça-feira, 17, A Escola do Legislativo João de Seixas Dória recebeu a escritora e pesquisadora Maria Augusta Mundim Vargas no Projeto Encontro com o Autor Sergipano para apresentação do livro: Cultura e Patrimônio: Paisagens festivas sergipanas.

O livro é composto por quatro partes: ‘cultura: da palavra e dos conceitos’; ‘patrimônio: dos conceitos às leis’; ‘paisagem: geografizando na cultura de Sergipe’ e, ‘arremate: das resistências’. A obra aborda a paisagem cultural e seus conceitos, expondo a identidade, a herança e o zelo dos sergipanos com o festar. O texto retrata a diversidade e a pluralidade das manifestações festivas sergipanas, passeando, também, pelas silibrinas e pelos festejos natalinos e juninos, caracterizados pela singularidade de suas existências. “Sinto pelas minhas pesquisas que Sergipe é um dos estados mais ricos na pluralidade de manifestações, das mais diferentes e diversas e que são mantidas pela resistência dos mestres e mestras, detentores dos saberes e fazeres das festas”, disse a pesquisadora.

O livro nasceu de um mundo de pesquisas e observações, desde o início da formação profissional da escritora na Adema quando ‘rodava’ os quatro cantos de Sergipe em busca de material para seus estudos até a formação com o mestrado e doutorado. Maria Augusta Mundim atua em estudos voltados, principalmente, para representações sociais e sustentabilidade do patrimônio cultural. É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe e lidera o grupo de pesquisa Sociedade e Cultura, vinculado ao CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, desde 2004.

A apresentação do livro contou com a participação de servidores da casa, alunos e amigos da autora, entre eles o presidente da Funcaju, Neu Fontes, que contribui com informações importantes sobre o folclore e as manifestações do município de Laranjeiras onde ele foi secretário de Cultura. O livro Cultura e Patrimônio: Paisagens Festivas Sergipanas está disponível para leitura na biblioteca Marcelo Déda, na Escola do Legislativo, Palácio Fausto Cardoso, centro de Aracaju.

Fotos: Joel Luiz