Emocionada, Camila Ferezin se torna nova Cidadã Sergipana

Por Assessoria Parlamentar

Com o plenário e as galerias da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) lotados, a técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, Camila Ferezin, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 25, o Título de Cidadania Sergipana, em reconhecimento do seu trabalho no desenvolvimento da ginástica rítmica e do esporte em Sergipe.

A técnica expressou o sentimento de se sentir sergipana e a honra de integrar-se oficialmente à cidadania do estado. “Eu já me sentia uma sergipana de coração, mas agora, mais do que nunca, sou verdadeiramente e legalmente uma sergipana. Dentre todos os títulos que já ganhei, esse foi um dos que mais fiquei emocionada e nervosa. Ao receber esta honraria, sinto-me ainda mais integrada a essa comunidade, a esse povo que me acolheu de braços abertos”, salienta Camila.

Em seu discurso, o propositor do título, deputado Marcelo Sobral (UB/SE), destacou feitos da treinadora. “Camila é a única da Ginástica Rítmica do Brasil a participar de Olimpíadas como ginasta e treinadora. Quando assumiu a Seleção Brasileira de GR como técnica, ocupávamos a 26ª posição. Ano passado o Conjunto do Brasil ficou em 5° lugar no Campeonato Mundial da Bulgária. Um salto impressionante”, reconhece Marcelo.

Duda Arakaki, capitã do Conjunto de Ginástica Rítmica da Seleção, falou sobre a acolhida e cuidado da treinadora. “Cheguei em Sergipe ainda muito nova e Camila me acolheu como uma verdadeira mãe. É com ela que passamos nossa maior parte do tempo, que conhecemos Sergipe e também é ela que passa esse sentimento de sergipanidade”, destaca Duda.

A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, valorizou o trabalho de Ferezin à frente da Seleção. “Quando assumi a CBG me falaram que era preciso contratar uma técnica estrangeira. Fiz como me disseram e não deu certo. Assim, vi em Camila a pessoa mais preparada para assumir o posto e, não à toa, nossa Seleção deu um salto ao seu comando. É preciso valorizar quem é de casa”, revela Luciene.

Camila finalizou enfatizando a importância da união e do trabalho em equipe para transformar sonhos em realidade. “Quero lembrar a todos que os sonhos são importantes, mas é a união, a perseverança, o trabalho em equipe e o apoio mútuo com muito amor que transformam esses sonhos em realidade. Sigamos unidos nesta missão, inspirando uns aos outros e construindo um futuro brilhante para o esporte, para Sergipe e para o Brasil”, conclui Ferezin.

Na cerimônia estavam presentes a presidente da CBG, Luciene Resende; os deputados estaduais Luciano Bispo, Marcelo Sobral, Paulo Júnior e Linda Brasil; os prefeitos de Aracaju e Gararu, Edvaldo Nogueira e Zete de Janjão; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Gilson Dória e o superintendente da Caixa Econômica em Sergipe, Ismael Boaventura.

Trajetória de Camila Ferezin na ginástica

Camila Ferezin treinou Ginástica Rítmica (GR) dos 8 aos 23 anos e integrou a Seleção Brasileira de GR durante 10 anos como ginasta e há 12 anos assumiu a Seleção Brasileira de Conjunto. É graduada em Educação Física na UNOPAR (2000), com especialização em Ginástica Rítmica (2001); Docente da pós graduação latu-senso em Ginástica Rítmica na UNOPAR; Level 3 FIG Academy for Rhythmic Gymnastic; Árbitro Internacional brevet 3 e participou em sete edições dos Jogos Pan-Americanos sendo a personalidade da Ginástica Rítmica com mais títulos e medalhas em Jogos Pan-Americanos.

Em campeonatos mundiais, comandou o time que conquistou a melhor colocação da história, sendo as 32 únicas medalhas do Brasil em Copas do Mundo conquistadas sob o comando de Camila.

Foto: Jorge Henrique