logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Emoção marca solenidade de entrega do Título de Cidadão Sergipano ao Padre Inaldo

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB), concedeu na tarde desta segunda-feira, 18, o Título de Cidadão Sergipano ao ex-deputado e atual prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo Silva (PCdoB). Na Sessão Especial, o homenageado não conseguiu segurar as lágrimas.

Alegria de Padre Inaldo ao mostrar o Título para as galerias

Alegria de Padre Inaldo ao mostrar o Título para as galerias

A honraria foi aprovada por unanimidade na Alese, com a finalidade de reconhecer os serviços prestados pelo Padre Inaldo, além da sua contribuição e cooperação junto ao Poder Público.

O autor da propositura, deputado Luciano Bispo, afirmou que Padre Inaldo apesar de ser alagoano, já é sergipano de coração.

“Quem tem  que ser grato ao Padre Inaldo sou eu porque quando  precisei dele pela primeira vez politicamente, pedindo que votasse em mim como presidente dessa Casa, ele votou por duas vezes. Nós temos uma amizade muito boa, uma boa convivência. Aqui ele era um deputado da base do Governo, que fazia o melhor pra Sergipe e cobrava melhorias para Nossa Senhora do Socorro, com muita dedicação. Fico muito feliz porque agora Padre Inaldo é sergipano de fato e de direito. Nós que somos gratos pela pessoa que ele é, pela simplicidade, respeito, ingenuidade, comportamento como cidadão e como político. Desejo boa sorte porque ser prefeito de um município grande como Socorro não é fácil, mas espero que Deus dê muita força e muitos recursos para que seja um excelente prefeito”, afirma.

Gratidão e amor

Assessores, amigos e deputados no plenário

Assessores, amigos e deputados no plenário

Visivelmente emocionado, Padre Inaldo afirmou que o momento é de muita alegria e felicidade.

“O momento é de muita gratidão ao deputado Luciano Bispo, por ter me dado essa oportunidade. Pela sua amizade e pela parceria. Os dois anos que eu passei aqui foi uma escola. Uma experiência onde consegui fazer verdadeiras amizades que me deram tantas alegrias e felicidades. Só tenho a agradecer a Deus e a Sergipe por me dar oportunidade de me acolher, na igreja, na Assembleia Legislativa e na Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. Obrigado por me amarem tanto”, enfatiza agradecendo especialmente ao povo de Socorro.

Sem conseguir conter as lágrimas, padre Inaldo disse ser de uma pessoa muito humilde, que morava na beira do rio e que aprendeu um dos maiores valores com os pais: o trabalho. O homenageado agradeceu a oportunidade de estudar, por meio do padre pároco italiano Paulo Gianttoni.

O discurso foi de emoção e agradecimentos

O discurso foi de emoção e agradecimentos

O homenageado voltou a chorar quando se referiu ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). “Edvaldo pra mim não é só um amigo, um parceiro. Ele é um irmão. Muito obrigado Edvaldo por tudo. Você é especial”, disse, lembrando que o governador Jackson Barreto, lhe deu um carro para a campanha, arrancando risadas.

“Essa foi uma homenagem muito correta e sábia do deputado Luciano Bispo. Eu conheço o Padre Inaldo profundamente, há mais de 15 anos. Sei da sua devoção, do seu amor, do seu carinho e da sua vida dedicada ao povo sergipano, particularmente ao povo de Socorro e, de forma mais direta, à comunidade carente do Mutirão do Conjunto João Alves. Ele edificou a igreja de São João Evangelista naquele conjunto; construiu Centro Comunitário; a Casa Paroquial, e levou a presença de Deus onde residem as pessoas mais pobres daquela região. Na prática ele já podia ser considerado sergipano de coração, mas hoje, finalmente, esse título pode ser oficializado”, complementa o governado Jackson Barreto (PMDB).

Biografia Resumida

Inaldo Luís da Silva nasceu em 03 de setembro de 1969, no município de Colônia Leopoldina, em Alagoas. Filho mais velho do casal Cícera e José Luís, teve uma infância humilde juntamente com seus outros seis irmãos. Desde cedo começou a trabalhar na olaria do pai, fabricando telhas e tijolos.

Composição da Mesa

Composição da Mesa

A participação em trabalhos comunitários, através da Pastoral da Terra e a influência do pároco italiano Paulo Gianttoni, lhe indicaram o caminho para vislumbrar um futuro no sacerdócio. Desde essa época, ele já mostrava sua vocação para o trabalho nas comunidades e o diálogo com a população mais carente.

Mais tarde, ao se mudar para a capital do estado, Maceió, o jovem Inaldo cursou o ensino secundário na escola Santíssimo Sacramento. Posteriormente, seguiu para vida religiosa onde teve contato com a filosofia, no Seminário Maior. Logo depois, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, estudou Teologia, no Seminário São José.

No ano de 2000 fixou moradia em Nossa Senhora do Socorro, após assumir a Paróquia São João Batista, no conjunto João Alves Filho. Desde então, empreendeu diversos projetos sociais para a comunidade do município, destacando-se como um dos grandes líderes da população socorrense.

Política

Em 2007, Padre Inaldo foi convidado pela comunidade de sua paróquia para adentrar na vida política, no entanto não aceitou. Porém, em 2011, decidiu filiar-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e montar uma chapa para disputar o pleito de 2012. O resultado do seu empenho foi os 32.800 votos alcançados logo em sua primeira disputa.

No ano de 2014 disputou uma vaga na assembleia legislativa de Sergipe, tendo sido eleito deputado estadual, com mandato marcado por sua principal característica: o cuidado com o seu povo.

Já em 2016, Padre Inaldo novamente disputou a eleição para a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro sendo eleito com cerca de 70% dos votos válidos, ou seja, 35 mil 190, concretizando assim o sonho de governar o município de Nossa Senhora do Socorro.

Mesa

Na Sessão Especial, a Mesa foi composta pelo presidente Luciano Bispo, o vice-presidente  da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PMDB)o governador Jackson Barreto (PMDB), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o vice-prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Roberto Vagner, o Betinho, o vereador Eliel Felipe, representando a Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro e o vereador por Aracaju, Antônio Bittencourt (PCdoB) e o deputado federal por Sergipe, pastor Jony Marcos (PRB).

No plenário e nas galerias, políticos, a exemplo do ex-deputado federal Rogério Carvalho e o ex-prefeito de Nossa Senhora de Socorro, conhecido como Tonho da Caixa, os deputados Luciano Pimentel (PSB), Georgeo Passos (PTC), Maria Mendonça (PP), Ana Lúcia Vieira (PT), Vanderbal Marinho (PTC), Zezinho Guimarães (PMDB) e Capitão Samuel Barreto (PSL); familiares e amigos do Padre Inaldo Silva, acompanharam a homenagem.

Por Agência de Notícias Alese
Fotos: César de Oliveira

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo