Emendas e projetos de Lei de Ana Lula aprovadas na última sessão plenária

O expediente legislativo foi muito intenso nesta terça-feira, 3, com plenário e Sala de Comissões movimentados por intensas negociações entre os deputados e galerias tomadas pela população em geral e por setores organizados da sociedade. O dia de trabalho marcou o encerramento das atividades da ALESE neste primeiro semestre e o início do recesso parlamentar que deverá se estender pelo mês de julho. Na pauta, a importante aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano de 2019, com a apresentação de emendas pelos parlamentares.

Sempre na perspectiva de um mandato democrático e popular, a deputada Ana Lula assegurou a aprovação de importantes matérias.

Visando à ampliação permanente das formas efetivas de participação popular, Ana Lula teve aprovada a Emenda Modificativa ao PL 52/2018, que prevê que o Governo, através da SEPLAG, promova audiências públicas em todas as regiões do estado como forma de garantir que a população possa desempenhar papel ativo no fundamental processo de elaboração e discussão do orçamento para o ano de 2019.

Especificamente no campo da transparência, Ana Lula teve aprovada Emenda que garante o acesso por parte da Assembleia Legislativa de Sergipe aos dados constantes nos sistemas virtuais de controle financeiro do Estado de Sergipe, em plataforma online, da mesma forma que o Tribunal de Contas do Estado. A aprovação foi crucial para que se pudesse corrigir a distorção representada por essa limitação ao devido exercício do controle parlamentar.

Projetos aprovados

Ainda durante a sessão, foi aprovado o PL 13/2018, que institui o “Dia Estadual em Defesa do Rio São Francisco”, comemorado anualmente, no dia 3 de junho. A data  também passa a constar no Calendário Oficial do Estado de Sergipe. De acordo com a proposta, o estado deverá, em parceria com as entidades da sociedade civil que se dedicam à defesa dos rios e do meio ambiente, organizar uma programação de caráter educativo, no intuito de ampliar o debate acerca da importância ambiental e cultural da bacia do São Francisco.

Outro importante projeto de autoria de Ana Lula aprovado nesta terça-feira incluiu no Calendário Religioso e Cultural de Sergipe a “Caminhada para Oxalá” (PL 75/2018). O evento  ocorre   tradicionalmente, todos os anos, no dia 19 de janeiro e tem o objetivo de promover uma cultura de paz, ao tempo em que combate a intolerância religiosa, especialmente a que atinge as religiões de matriz africana.

Retomada da carreira do magistério

Ana Lula teve papel fundamental na negociação juntamente com líder do governo Francisco Gualberto que permitiu a aprovação na ALESE da tabela que garante 15% de recuperação da carreira do magistério no escalonamento vertical e horizontal. A recuperação passa a valer a partir de dezembro e será de 6% para Nível Superior 6%, 7,5% para Pós-Graduação, 9,3% para Mestrado e 15% para Doutorado.

Em agosto, as discussões permanecerão sendo travadas sobre a carreira do magistério a fim de garantir o cumprimento do Art. 3º da Lei Complementar 250/2014, que prevê o escalonamento entre os níveis de qualificação profissional de 40% para Licenciatura Plena, 50% para Pós-Graduação, 62% para Mestrado e 100% para Doutorado. “A nossa expectativa é que o recesso de julho seja reservado à negociação”, destacou Ana Lula.

Saudando os profissionais de ensino que acorreram em grande número às galerias ao longo de toda a exaustiva jornada de votações, Ana Lula consignou o que foi o seu “último pronunciamento em defesa da carreira do Magistério, já que a partir do ano que vem, estarei empreendendo essa mesma defesa, mas das galerias, junto à minha categoria, já que pretendo voltar à sala de aula”.

Em seu pronunciamento, a deputada também defendeu a necessidade de investimento e valorização da educação pública. “Digo com tristeza: não existe povo, não existe nação sem investimento na escola pública. A Educação liberta o homem. Priorizar a escola pública é priorizar os seus agentes transformadores, os professores, os funcionários, os estudantes, os pais. Queremos respeito”, finalizou.

Por Assessoria Parlamentar
Foto: Jadilson Simões/Alese