Em volta do recesso legislativo, Linda Brasil cobra ações do Governo do Estado

A sessão plenária desta quinta-feira, 1 de agosto, marcou o retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Sergipe. Em seu discurso no plenário, a deputada Linda Brasil (Psol), que é líder da oposição, falou sobre as expectativas de trabalho no próximo semestre e chamou atenção dos colegas para que o segundo semestre seja produtivo, apesar do período eleitoral. “Temos que saber separar os representantes políticos da nossa atuação política aqui na Assembleia, que a gente possa fazer o nosso melhor em prol da cidadania e em prol do povo sergipano”, destacou.

A deputada informou também que, no mês de agosto, é comemorado o Agosto Laranja, por isso ela recebeu em seu gabinete representantes do Centro de Apoio às Pessoas com Doenças Neuro Imunes de Sergipe – CADNI, que atendem cidadãs e cidadãos com doenças neuro imunes caracterizadas por afetarem o sistema nervoso central, ou seja, quando o organismo ataca a si mesmo, como a esclerose múltipla, a neuromielite óptica, a síndrome anti-MOG e as encefalites autoimunes.

“Ouvi as demandas do CADNI e deixo a sugestão para que a imprensa comece a aderir a campanha, mas é importante ressaltar que o ambulatório que atende as pessoas com doenças auto imunes foi criado de forma voluntária e atende a mais de 300 pessoas. É necessário que o ambulatório seja formalizado. Também foi realizada uma conversa com a Secretaria Estadual de Saúde e, apesar de dessa reunião ter acontecido há mais de um mês, ainda não há uma resposta por parte da secretaria referente às demandas apresentadas pela instituição”, denuncia a deputada.

A deputada cobrou ainda a criação de campanhas de conscientização e a criação de um banco de dados para mapear as doenças raras como já acontece no município de Aracaju.

Aumento da violência policial e descaso com a cultura

Ainda na sessão, a deputada denunciou o aumento da violência policial no estado, apresentando dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostram que a Polícia Militar de Sergipe é a terceira do país em mortes provocadas por policiais. “Somos o terceiro estado do país que mais mata pessoas, e esse dado é alarmante, principalmente nas cidades de Lagarto e Itabaiana. Os policiais são os que mais matam e também os que mais morrem e, no ano passado, tivemos 229 mortes provocadas por policiais, isso significa quase uma morte por dia”, destacou.

Linda chamou atenção também sobre o não cumprimento da lei 9117/2022, conhecida como “Lei dos Mestres e das Mestras da Cultura”. “Os mestres e mestras da cultura foram selecionados, aprovados e reconhecidos, eles preservam a memória e a cultura do nosso estado e não podem continuar passando por tamanha humilhação, pois eles fizeram planos e projetos com o dinheiro do incentivo”, afirmou a deputada.

Aumento exorbitante dos cargos em comissão

Linda Brasil criticou o Decreto 744, publicado no Diário Oficial, no último dia 23, que dispõe sobre o aumento de cargos comissionados na administração direta do Poder Executivo. “Nesse decreto o Governo transformou 13 cargos em comissão em 54 cargos comissionados. A denúncia é do SINDIJUS, que mostra ainda que em apenas 18 meses do governo Mitidieri, foram criados 737 cargos em comissão no estado, contabilizando 3.304 funcionários comissionados a um custo em folha salarial de 8,4 milhões de reais. Se a existência de cargos em comissão em si não é um problema, o excesso certamente chama atenção, principalmente em períodos de campanhas eleitorais”, alertou.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese