Sessão Especial: Alese celebra os 55 anos da Universidade Federal de Sergipe

Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

Em alusão aos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), uma Sessão Especial que marca o reconhecimento daqueles que compõem a 20ª Legislatura, junto à Instituição de Ensino Superior (IES). Proposto pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), o evento contou com a participação do reitor, Professor Valter Joviniano de Santana Filho, além de acadêmicos, docentes e demais profissionais que atuam na UFS. Fundada em 15 de maio de 1968, a instituição atualmente oferece 102 cursos – entre graduação e pós-graduação –; contabiliza mais de 27 mil alunos matriculados; bem como possui 1.566 professores efetivos, sendo 60% deles com Doutorado.

Ao longo destas cinco décadas e meia, o povo sergipano passou a se acostumar com a representatividade da instituição junto ao progresso direto da menor Unidade Federativa do país. Devido à excelência do ensino ofertado, e por sua produção científica, a Universidade Federal de Sergipe se tornou uma das principais universidades públicas da região Nordeste. A instituição tem nota quatro no Índice Nacional de Cursos do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), que vai até cinco. Já em termos de investimento estrutural, no ano passado o orçamento da UFS foi de quase R$ 790 milhões, dos quais mais de R$ 637 milhões foram destinados ao pagamento de pessoal e encargos sociais.

Egresso da instituição federal, o presidente Jeferson Andrade destacou a importância da universidade para o desenvolvimento de todos os 75 municípios sergipanos. O deputado enalteceu ainda a busca do ensino ofertado pela UFS, por estudantes oriundos de outros estados. “Ela é referência no Brasil; como ex-aluno tenho orgulho de ter estudado na UFS por muito tempo. A instituição está de parabéns pelos seus 55 anos, e que esta data se multiplique para atender não apenas os sergipanos, mas também os acadêmicos de outros estados. Desta forma estamos formando mais profissionais gabaritados para trabalhar em Sergipe, e, assim, ajudar na continuidade dos avanços do nosso Estado”, avaliou.

No que se refere ao acesso democrático à Educação Pública, o deputado chamou a atenção para as oportunidades proporcionadas para jovens de variadas etnias, condições econômicas e bases de estudos. Ao longo dos últimos dez anos, a Instituição de Ensino Superior tem identificado o impulsionamento de acadêmicos estudantes da escola pública. “A função maior da UFS é essa: receber pessoas de baixa renda, mas que têm no estudo o estímulo para ter, e oferecer, uma melhor vida para a sua família”, completou o deputado Jeferson Andrade.

Desenvolvimento paralelo

Compartilhando com as declarações do presidente da Casa Legislativa, o Professor Valter Joviniano de Santana Filho agradeceu o reconhecimento público que a Alese protagonizou pela passagem dos 55 anos da UFS, e garantiu que o desenvolvimento do estado de Sergipe está associado ao crescimento da própria instituição federal de ensino. Natural da capital baiana, Salvador, há 21 anos o reitor reside em Aracaju, e desde o ano de 2009 trabalha diretamente na UFS. Antes de assumir a reitoria, Valter Joviniano exerceu diversas atividades, além da docência, tendo participado da gestão da Universidade tanto em São Cristóvão quanto em Lagarto. É graduado em Fisioterapia, mestre e doutor em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Antes de vir para Sergipe, em Salvador já ouvíamos falar muito bem da UFS. Uma universidade que está integralmente associada ao desenvolvimento deste estado. Uma instituição que já surgiu grande, trouxe desenvolvimento para a cidade de São Cristóvão, depois passou a impulsionar o desenvolvimento do interior sergipano, e conta com um quadro de docentes excepcional. Nosso reconhecimento, como bem disse o deputado Jeferson Andrade: vai além das fronteiras”, destacou. Questionado sobre a qualidade do ensino oferecido, o reitor garantiu que o sucesso unificado dos acadêmicos que conquistam a graduação, passa, em especial, pelos docentes amplamente capacitados. O reitor Valter Joviniano não poupou elogios aos professores:

“Sábio é aquele estudante que compreende essa oportunidade, e tenta colher o máximo de conteúdo dos nossos educadores. Conviver com os nossos professores, diante do gabarito de cada um, é o mesmo que qualificar os respectivos estudos e conquistar a formação com louvor. Agradecemos mais uma vez a Alese por este momento de homenagens, e desejamos à nossa UFS vida longa para que possamos, juntos, continuar preparando milhares de jovens para o futuro.” Além do presidente Jeferson Andrade, participaram do evento os deputados: Georgeo Passos (Cidadania), Paulo Júnior (PV), Marcos Oliveira (PL), Linda Brasil (Psol), Luciano Pimentel (PP), e Luciano Bispo (PSD).

Estiveram presente também o vice-governador do estado de Sergipe – e secretário de Estado da Educação, José Macêdo Sobral; o secretário Municipal de Educação, Ricardo Nascimento Abreu, representando prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; além do reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Professor Jouberto Uchôa de Mendonça. A homenagem concedida à UFS foi aprovada por unanimidade.

Fotos: Jadílson Simões | Agência de Notícias Alese