No último final de semana, de 11 a 13 de abril, a deputada estadual Linda Brasil participou do Festival Mulheres em Luta (MEL), promovido pelo Instituto “E Se Fosse Você?”, sob a coordenação da jornalista, ex-deputada federal e ativista Manuela d’Ávila, em São Paulo. O evento reuniu lideranças políticas feministas e transfeministas, especialistas e representantes de movimentos sociais de todo o país, com o objetivo de fortalecer a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero.
Em três dias de programação, foram promovidos debates, vivências e organizações de frentes de atuação sobre temas relacionados às pautas feministas, como a luta contra o apagamento de suas atuações e o estabelecimento de protocolos de ações de combate à violência política de gênero e raça. Também foram discutidos temas como a emergência climática, políticas de cuidado, acolhimento especializado para as mulheres, construções de agendas progressistas sobre economia e desenvolvimento sob a ótica das mulheres, entre outros assuntos.
Linda Brasil compôs a mesa Encontro de Procuradorias da Mulher e Representantes de Comissão de Defesa da Mulher e Frentes Parlamentares, que ocorreu na sexta-feira (11) no Auditório Franco Montoro, localizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A parlamentar também integrou a mesa de debate realizada no domingo (13), com o tema “Por que as pessoas trans são alvos da extrema direita?”.
“Foram três dias de muita resistência, de muito debate, de muita articulação para enfrentarmos a extrema direita e ocuparmos cada vez mais espaço na sociedade. Esse encontro é muito importante para que, cada vez mais, nós, mulheres, possamos estar unidas na luta contra o machismo, a LGBTfobia, o racismo e todas as formas de exploração, de opressão”, declarou Linda.
Entre as lideranças presentes no evento estiveram Sônia Guajajara, ministra de Estado do Ministério dos Povos Indígenas; Alice Evans, cientista social e pesquisadora no King’s College de Londres; Sohaila Abdulali, ativista, pesquisadora e escritora; Sônia Meire, vereadora de Aracaju (PSOL-SE); Diana Mendes, do Instituto Marielle Franco, dentre outras.


Fotos: Rodrigo Romeo- Ascom Alesp | Luiza Amaro Lopes