Em primeiro discurso como líder da oposição, Linda Brasil cobra independência do legislativo e promete continuar combativa ao Governo

Por Assessoria Parlamentar

O grande expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta terça-feira, 6, foi marcado pelo primeiro pronunciamento da deputada estadual Linda Brasil (Psol) como nova líder da oposição ao Governo. Com um discurso incisivo, a deputada não poupou críticas à postura subserviente adotada pelo parlamento no último ano de atuação, reafirmou o seu compromisso em representar os interesses da classe trabalhadora e da  população que mais precisa de Sergipe e garantiu que está pronta para liderar uma luta combativa e propositiva.

Em seu discurso, a parlamentar apontou para uma série de questões urgentes que pretende abordar no período em que estiver à frente da oposição. Entre elas, destaca-se a necessidade de defender incessantemente a autonomia e independência do Legislativo.

“Queremos que esse ano de 2024 seja marcado pela retomada do papel ativo da Assembleia Legislativa, como um poder autônomo cioso de suas obrigações e atento às necessidades do povo sergipano. Sergipe merece um poder Legislativo à altura de seus anseios e de suas potências e isso não coaduna com a posição de subserviência que muitas vezes essa Casa adotou em 2023 perante o Executivo estadual. Silenciar, no parlamento, é prevaricar”, alertou Linda.

Dando sequências às críticas, a deputada disse que é preciso questionar a veracidade dos avanços altamente publicizados pelo Governo, mas que não provocam mudanças na dura realidade do povo sergipano. “Denunciarei firmemente o arrocho promovido pelo governo Mitidieri, que enquanto registra superávit em 2023 e recorde de arrecadação de tributos, impõe ao povo arrocho e privatismo. Das tentativas de privatização da Deso à desvalorização dos professores, passando pelas investidas contra o IPES, os serviços públicos vêm sendo atacados no estado de Sergipe por uma figura elitista que se comporta na administração pública como se cuidasse das empresas de seu pai. O governo Mitidieri acumula recursos mas não atende ao povo. Governa para quem, Mitidieri?”, perguntou Linda.

Venda da Deso

A parlamentar afirmou que a oposição estará unida e empenhada para lutar contra a privatização da Deso à iniciativa privada, um dos principais planos políticos de Mitidieri. “A Deso, que é uma empresa que dá lucro e que presta um serviço essencial à população, é o exemplo maior da falta de compromisso de Mitidieri com o sergipano e a sergipana. Sem efetiva participação popular e ignorando inclusive os anseios de prefeitos e prefeitas, o governador vem forçando seu projeto de privatização de um bem público do povo sergipano. Uma manobra perigosa, que deixa o nosso povo, principalmente aqueles grupos que mais precisam, vulneráveis a pagarem taxas ainda mais caras ou até mesmo de ficarem sem os serviços essenciais”, lamentou.

Precarização dos Serviços Públicos

A deputada criticou a política de governo dos processos seletivos temporários. Para Linda, uma iniciativa que provoca precarização dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores do Estado, especialmente mediante a adoção reiterada de PSS’s nas áreas de Educação e Saúde. “A administração é pública, mas os empregos são precários. Enquanto menosprezava os trabalhadores do estado, Mitidieri fez o show dos comissionados em 2023. Criação de agências, ampliação de secretarias, tudo isso ampliou o espaço de indicações do governo enquanto os serviços públicos se viam cada vez mais carente de estrutura, verba e quadros. Nada disso viabilizou a prestação de serviços de qualidade no estado”, avalia.

Incompetência

De acordo com a líder da oposição, os problemas frequentes no sistema de emissão da Carteira de Identidade e o recém-lançamento do programa ‘Prato do Povo’ são verdadeiros exemplos de ineficiência da gestão do Governo. “Alardeado como grande carro chefe do combate à fome do governo, o Prato do Povo não atenderá a toda população sergipana. Na prática, vemos as consequências da ausência de planejamento de políticas públicas permanentes. No mesmo sentido, o povo sergipano segue sofrendo com a incapacidade do governo em garantir um serviço essencial básico tão básico quanto a emissão de RGs. É essa a eficiência que Mitidieri imprime à administração?” refletiu.

Irregularidades Ambientais

Linda também falou sobre sua preocupação com a seca no sertão sergipano e a devastação ambiental provocada pela especulação imobiliária, bem como condenou a compactuação por meio dos órgãos fiscalizadores estaduais. “Em meio a tudo isso, a SEMAC e a ADEMA seguem emitindo licenças ambientais sem a devida atenção ou controle social. Prova disso é a recente mudança que o governo Mitidieri impôs ao Conselho de Meio Ambiente e que diminuiu a participação social. O próprio Ministério Público pediu a suspensão de concessões no estado dadas pela ADEMA a viveiros de camarão dada a ausência de fiscalização. Meio ambiente, mas só no discurso, não é?”, provocou Brasil.

Foto: Jadilson Simões