Em entrevista, Garibalde Mendonça fala sobre gestão e projetos em tramitação na Alese

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Garibalde Mendonça (PDT), concedeu entrevista por telefone na manhã desta quarta-feira (03), ao Jornal da Rio, 1ª edição – da Rede Rio FM de Aracaju. Na oportunidade, o parlamentar citou os assuntos que estão em destaque na Casa Legislativa, a qual segue sob seu comando desde o dia 28 de abril.

Foto: Jadilson Simões

A entrevista, conduzida pelos apresentadores André Barros e Priscila Andrade, foi iniciada com a avaliação da trajetória de Garibalde Mendonça no parlamento sergipano; o deputado está no sétimo mandato. Sobre a nova legislatura, Garibalde avaliou que: “novos nomes chegaram na Alese e são pessoas com muita vontade de trabalhar. Evidentemente, isso tem surpreendido de forma muito positiva. A respeito da minha situação como deputado, são sete mandatos consecutivos; já fui vice-presidente por três vezes. Posso garantir que hoje conheço muito bem essa Casa sendo um ambiente que tenho muito carinho e respeito. Não é fácil almejar sete mandatos. É algo muito difícil no mundo de hoje, mas estamos na luta e cumprindo com nosso papel”, afirmou.

Durante a conversa, o apresentador André Barros comentou sobre a gestão do governador Fábio Mitidieri e, logo em seguida, pediu que o presidente em exercício fizesse uma análise da nova composição do Poder Executivo Estadual, como também da 20ª Legislatura da Alese. “O governador é um jovem muito trabalhador e baseado em tudo o que foi pautado na campanha ele já começou a colocar em prática o que prometeu. E no parlamento chegaram pessoas novas e experientes, ou seja, são colegas que já foram prefeitos, presidente de Câmara de Vereadores e outras atuações e isso tá surpreendendo positivamente na Assembleia Legislativa. Ontem mesmo tive uma conversa com o líder do Governo, o deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) e foi bastante proveitosa com o foco no parlamento sergipano e todos os projetos que chegaram. O que se percebe nessa legislatura é um outro estilo de composição tendo pessoas com vontade de trabalhar e como um dos mais antigos da Casa isso tem me deixado muito feliz”, comemorou.

Questionado sobre os Projetos de Lei encaminhados pelo Governo do Estado para apreciação e discussão por parte dos 24 deputados estaduais, Garibalde Mendonça enalteceu a importância de cada PL. “Todo projeto que vai para Assembleia Legislativa tem muita importância e, principalmente, quando se trata de aumento para o servidor, algo esperado por todos. Claro, que foi feito um estudo minucioso por parte da Secretaria da Fazenda, junto com a Secretaria de Administração chegando a conclusão do que poderia ser dado neste momento. E, foi repassado 10% para todos os servidores, algo em torno de 18 a 19 mil servidores contemplados e 2,5% para os demais que neste caso são da Educação que possui regime próprio e também para a Polícia Militar. Alguns citaram que foi pouco, todavia realizado o que era possível no atual cenário. Ontem tive uma conversa bem demorada com o representante do sindicato Roberto Silva, a professora Ivonete e a ex-deputada Ana Lúcia a respeito do Sintese que desenvolve há anos um grande trabalho de forma regular e temos que respeitar. No entanto, citei a necessidade de passar um voto de confiança ao novo governo que tem somente 4 meses de gestão e, por menor que seja, já apresentou aumento e abriu as portas para futuras negociações”, destacou.

Ainda sobre este diálogo com os líderes sindicais, o presidente em exercício completou: “vale destacar que estaremos por perto acompanhando as tratativas deste tema, contudo a carreira do magistério foi destruída por governos passados e sabemos do desejo da categoria do Plano de Carreira de volta e ressaltei para Roberto Silva que a luta continua e podem contar conosco na Alese.  No que for possível estaremos presente, até porque todos têm interesse na causa. Qual parlamentar que não quer votar a favor de um projeto que traz benefícios ao servidor com porcentual alto? Todo mundo vai querer votar a favor. Então, acho que é preciso dá mais credibilidade para a administração estadual que tem pouco tempo de atuação e tem tudo para proporcionar uma excelente gestão.” Já sobre a ilegalidade da paralisação do magistério, o deputado avaliou que: “o decretado obtém a ilegalidade da greve com muta diária de R$ 3 mil, mas não sei a posição do Sintese. Com relação à Alese nós tivemos um diálogo com a categoria muito válido com o líder do governo e os demais deputados para que fosse dado mais tempo com o objetivo de que os parlamentares pudessem estudar e avaliar com mais calma os PL atrelado ao magistério. Na próxima semana colaremos em votação e isso foi de comum acordo com o sindicato.”

Eleições

Prefeito Edvaldo Nogueira cumprimenta o presidente em exercício da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PDT)

No âmbito do processo eleitoral de 2024, com foco central na prefeitura de Aracaju, o deputado revelou que tem interesse em participar das discussões no momento oportuno. “Tenho interesse de participar do processo eleitoral da prefeitura de Aracaju e nunca neguei minha pretensão. Minha primeira experiência na política foi como candidato para prefeito. Não tive sucesso no pleito, mas a minha passagem na Emurb me permitiu um incentivo de entrar na política e assim aconteceu como deputado estadual. E o que ocorre nas eleições são que metade dos meus votos são de Aracaju e isso tenho uma grande satisfação e carinho por essa cidade. Para ser candidato a prefeito você tem que dispor de grupo, como também, este grupo precisa querer você. Acho válido ser feita uma pesquisa ampla e colocar vários nomes, incluindo o meu; Tenho sete mandatos como deputado e sinto que esse ciclo está se concluindo. Estou muito feliz e orgulhoso”, encerrou.