Elese realiza Seminário sobre Democracia e Cidadania em comemoração à Semana da Pátria

Da Escola do Legislativo – Por Rosângela Dória

Foram dois dias de muito aprendizado e informação sobre os mais diversos temas. A Escola do Legislativo João de Seixas Dória realizou ontem e hoje pela manhã o Seminário Democracia e Cidadania em comemoração à Semana da Pátria.

Na pauta estavam temas como: Sistema Partidário e Sistema Eleitoral, Democracia: Significado e Importância, Plataformas de Comunicação e Participação Política e Comportamento Político e Elites Políticas. Na quarta, os alunos dos colégios estaduais Djenal Queiroz e Tobias Barreto lotaram o auditório da Elese e puderam acompanhar as discussões em torno assuntos discutidos pelos convidados.

Estudante Rodrigo Oliveira

Para o estudante Rodrigo Oliveira, do colégio estadual Tobias Barreto, a iniciativa da Escola do Legislativo é de grande importância. “Acho interessante a participação dos alunos para conhecer mais sobre a história do país e para conectar os jovens com o processo eleitoral tão importante, disse ele.

O prof° Dr. Hermano Santos da Faculdade Pio Décimo falou sobre o Sistema Partidário e Sistema Eleitoral. O professor que também é servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe esclareceu os processos eleitorais, a ocupação dos espaços políticos partidários, o sistema de formação de partidos e o papel do cidadão na democracia de um país. Na sequência, foi a vez da prof° Mestra Caroline Veloso da Faculdade Uninassau que discorreu sobre Democracia: Significado e Importância e o papel dos cidadãos na formação de um regime plural que respeite direitos e deveres de todos.

Na quarta a prof° Dr. da Universidade Federal de Sergipe Simone Pereira falou sobre o papel das plataformas de comunicação e participação política, os limites em relação aos espaços públicos e privados ocupados pelos cidadãos na atual realidade e a relação com o papel cívico de cada um. A Prof° Dra. Samyle Regine da Universidade Tiradentes discorreu sobre comportamentos políticos e elites políticas e de como se dão os processos ao longo da história político partidária do Brasil

Coordenador pedagógico da Elese, Carlos Vinícius

Para o coordenador pedagógico da Elese, Carlos Vinícius, o momento foi muito importante porque é a chance de reunir estudantes, instituições de ensino para falar sobre os fatos que norteiam a independência do país. ” Foi muito gratificante realizar esse evento e reunir tantos nomes importantes para debater sobre esse momento cívico, as eleições, a importância da democracia e o exercício de uma cidadania plena”, concluiu.

O evento contou com a participação do Corales, o coral da Assembleia Legislativa de Sergipe que cantou o hino da Independência do Brasil, além de professores das escolas, cooordenadores e estudantes.

Fotos: Jadilson Simões