Elese realiza curso sobre novas tecnologias e gestão emocional

Por Ethiene Fonseca

Por meio de dinâmicas lúdicas, a instrutora Maria Mirian Mendes deu início nesta terça-feira (13) ao curso “O Novo Normal”, em que aborda os desafios a serem enfrentados pelos professores e demais profissionais da educação nesse período de pandemia, principalmente no que se refere ao ensino à distância. A formação é uma iniciativa da Escola do Legislativo de Sergipe.

Ainda que as aulas no estado não tenham voltado, Mirian acredita ser importante analisar o panorama atual e repensar a forma de lidar com a sala de aula. Para a instrutora, é necessário implementar mudanças não apenas nas estruturas das escolas, respeitando-se as medidas de prevenção à covid-19, mas também na forma como os educadores deverão tratar os alunos.

“A gente incentivava os trabalhos em equipe, a união entre os alunos e professores. Agora, temos que repensar isso. Não pode mais aperto de mãos, beijos, abraços. E essa criança e adolescente? Como ela vai receber tudo isso? Ela pode estar fragilizada por ter perdido o pai, avô, tio para a doença. São várias áreas a se pensar com esse retorno à sala de aula”, explicou Mirian.

Instrutora Maria Mirian Mendes

Visando atender a essas novas necessidades, o curso aborda dois temas principais: a gestão emocional, visando acolher os alunos da melhor forma possível quando as aulas presenciais retornarem; e a capacitação técnica, voltada às novas tecnologias que permitem as aulas on-line. De acordo com a instrutora, o ensino à distância é uma realidade e os professores precisam se adaptar a isso.

“Não tem como fugir. Acredito que o ensino híbrido vai ficar por um bom tempo. Inclusive, o Ministério da Educação autorizou no dia 05 de outubro essa modalidade de aula, que é a junção do ensino presencial com o on-line. As escolas não vão poder, nesse momento, voltar com a carga horária 100% presencial. A aula on-line vai continuar e temos que nos adaptar a essa realidade”, complementou.

Sobre a realização do curso, a diretora da Escola do Legislativo de Sergipe, Izabela Mazza, reforça o papel da instituição na promoção de capacitações não apenas para os servidores da Assembleia, mas também para o público externo. Para a gestora, o ensino on-line traz desafios tanto para os professores, quanto para os alunos, mas ela defende que é possível proporcionar uma educação de qualidade por meio de aulas à distância.

“A nossa intenção com a realização desse curso é readaptar os professores e demais profissionais que atuam na área da educação para que eles se acostumem com esse ‘novo normal’, que é a educação on-line. Ela funciona muito bem, mas traz as suas dificuldades, pois é preciso que haja um período de adaptação”, finaliza. A capacitação é realizada via ambiente virtual e será finalizada na próxima semana, no dia 23 de outubro.

Foto: Jadílson Simões