logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Elese promove seminário sobre Patrimônio Cultural Imaterial 

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

Com o objetivo de identificar, proteger, promover e fomentar as formas de registros do Patrimônio Imaterial, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese), promove na manhã desta segunda-feira, dia 26, o Seminário “Patrimônio Imaterial: Estratégias, registro e formas de proteção”.

De acordo com o coordenador de Projetos Culturais da Elese, Irineu Fontes, a Alese tem a preocupação de trazer as pessoas para a Casa Legislativa, com a finalidade de promover a discussão sobre os problemas existentes.

O coordenador explicou ainda que a lei de Patrimônio Imaterial é necessária para um estado que têm mais de 150 grupos de cultura popular, violeiros, poetas populares, festas e movimentos culturais tradicionais que precisam ser oficializados.

“A Alese é quem vota a lei e propõe as discussões. Os deputados preocupados com seus municípios e andam propondo muitos registros de patrimônios imateriais de diversas coisas que não passaram pelo olhar técnico e da forma correta” destacou o coordenador de projetos culturais.

Para o historiador Fernando Aguiar, o Patrimônio Cultural Imaterial é o conjunto de práticas, representações, expressões e técnicas passadas de geração em geração. Ele avaliou que, iniciativa como o seminário é importante para criar mecanismo e não deixar documentos históricos desaparecerem.

“O evento tem o propósito de criar mecanismos legais a partir da teoria, prática, legislação e execução e salvaguardar os patrimônios sergipano e imaterial”, destacou Fernando Aguiar.

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo