Elese promove Quintas Negras – Xirê dos Saberes

Por Luciana Botto- Rede Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese), realizará roda de conhecimento sobre os negros. O evento, intitulado “Quintas Negras – Xirê dos Saberes”, acontecerá mensalmente as quintas- feiras. Em sua primeira edição, a roda de conhecimento e da existência da multiplicidade de saberes dos povos negros, será realizada no dia 30 de maio, a partir das 8h30, no auditório Francisco Passos da Elese.

A programação cultural, acontecerá durante todo a manhã com palestra de abertura “Conhecer e Existir”, por Fernando Aguiar, Conselheiro Estadual de Cultura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), pela pedagoga Barbara Cristina Nagô, do município de Laranjeiras, com a temática “A Negritude na Cultura Popular”. Para Finalizar  o evento, o ator Severino D’Acelino traz uma discussão sobre ” O Ator e o Cinema”. Na ocasião, também será exibido o documentário “Revisitação”, do diretor Luciano Freitas, que conta a trajetória de militância do fundador da Casa de Cultura Afro Sergipana.

Conheça os palestrantes

Fernando Aguiar, professor adjunto e vice chefe do departamento de Museologia da UFS, professor permanente do programa de Pós- Graduação em Arqueologia ( PROARQ/UFS) e do programa Interdisciplinar em Culturas Populares (PPGCULT/UFS), doutor em Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2012), mestrado em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2002), graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Tiradentes (1992), Atua principalmente nas seguintes áreas : Religiões Afro-Brasileiras, História da África, Mundo Diaspórico Negro, Escravidão e Liberdade, Decolonialidade e perspectivas negra e indígena, Arqueologia Pública, Arqueologia e Interfaces Disciplinares, Políticas Culturais, Culturas Populares, Relações Étnico-raciais/ História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Sócio Museologia, Comunicação e Educação em Museus. Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura.

Barbara Cristina dos Santos, pedagoga, loxa da irmandade Santa Barbara Virgem da religião Nagô e Líder das Taieiras de Laranjeiras. A expressão iorubana Xirê – oriunda da língua iorubá “se ire”, que significa “fazer com alegria”.

Severo D’Acelino, ator, escritor, poeta, dramaturgo, coreógrafo, palestrante e pesquisador de assuntos afro indígenas. Militante e fundador dos movimentos negros em Sergipe, Bahia e Alagoas. Como ator, interpretou Chico Rei (filme homônimo), Alfredão (em Tereza Batista), Calendário (em Espelho D’Água), e mais recentemente como Capitão Eugênio Etore (em Velho Chico), seu personagem revisita o Rio São Francisco ao navegar no Gaiola Encantado que recolhia as almas das pessoas que morriam afogadas no rio.Já publicou quatro livros: Panáfrica África Iya N’la, Mariow: o terreiro de B’A Emiliana; O negro na conjuntura nacional: racismo nas escolas e a educação de Sergipe; e Opará Revisitado.

Foto: Internet- reproduzida do site do Sindicato dos Bancários de Santos e Região