logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Elese promove nova edição do projeto Contando História

8/6/2022

Por Shis Vitória/ Agência de Notícias Alese

Uma tarde dedicada em discutir sobre a origem e os significados dos diversos pontos turísticos e históricos de Aracaju. Foi com essa proposta que a Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese) realizou nesta quarta-feira, 8 de junho, mais uma edição do Projeto Contando História. Na oportunidade, os alunos do 9º Ano do Colégio Estadual Valnir Chagas assistiram atentos a uma aula diferente sobre o patrimônio local.

O Professor Fred Teles ministrou a palestra: ‘Pontos Turísticos e Históricos de Aracaju’

O Cemitério dos Náufragos, Farol da Farolândia, Foz do Rio Poxim (Parque dos Cajueiros), Ponte do Imperador, Praia Formosa (13 de Julho), Complexo Ferroviário de Aracaju (antiga Leste), Praça dos Expedicionários, Praça Getúlio Vargas (Mini Golf), Palácio Museu Olímpio Campos, Praça Fausto Cardoso, Praça Inácio Barbosa, Praça Tobias Barreto, Ponte do Imperador e os Mercados Municipais foram alguns dos locais citados durante a apresentação com fotos e registros históricos.

De acordo com o palestrante, a capital possui um patrimônio rico e diversificado, porém, no dia a dia não é dado a real importância histórica. “O objetivo foi apresentar a história de Aracaju e a historiografia de Sergipe de uma forma clara baseada nos fatos, até porque muitos pontos históricos e turísticos passam despercebidos durante a rotina das pessoas. A Elese está de parabéns pela iniciativa em possibilitar esse momento direcionado aos jovens, pois há uma carência neste aspecto, ou seja, os próprios sergipanos conhecem pouco sobre suas raízes. É uma palestra personalizada com o intuito despertar o interesse pelos fatos históricos e suas denominações”, argumentou o Prof. Msc. Fred Teles.

O professor de História, Camillo Gustavo, acompanhou a sua turma do 9º Ano do Colégio Valnir Chagas

O professor de História do Colégio Valnir Chagas, Camillo Gustavo, aprovou a palestra e destacou o patrimônio e personalidades que contribuíram no processo político e com o desenvolvimento do Estado. “Essa abordagem fora da sala de aula tem uma grande relevância, todavia o projeto é interessante ao desenvolver uma consciência histórica voltada para o exercício da cidadania. Neste encontro se discutiu a respeito do nosso patrimônio e personalidades como Inácio Barbosa, Fausto Cardoso, Tobias Barreto e outras figuras que marcaram a história de Sergipe”, disse.

Cidadania

“Somos cidadãos, mas temos pouco conhecimento da nossa história. Gostei da palestra que detalhou o surgimento da Província de Sergipe e outros fatos que acontecerem aqui e isso é importante para quando chegarmos nos lugares sabermos como tudo aconteceu. Estamos falando da nossa identidade e cultura”, afirmou a estudante Clara dos Santos Rodrigues.

A estudante Clara dos Santos Rodrigues pontuou a identidade e cultura

O aluno Abraham de Jésus não escondeu a satisfação em conhecer mais sobre o Estado que recentemente adotou como moradia. “Eu sou venezuelano e achei bem legal conhecer mais sobre a história dessa cidade que passei a morar. Os monumentos, a urbanização da cidade, os restos mortais de personalidades em algumas praças e outros temas discutidos pelo palestrante foi muito bom”, comemorou.

Projeto

Considerando que o hábito da leitura estimula a criatividade e a imaginação, favorece a aprendizagem e contribui para a ampliação do vocabulário, aquisição de cultura, melhora da escrita e o desenvolvimento do senso crítico, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, através da Escola do Legislativo “Deputado João de Seixas Dória”, desenvolve o Projeto Contando História. A iniciativa surgiu voltada aos alunos da Educação Infantil com apresentações teatrais lúdicas sobre a cidadania. Em 2022, o projeto passou por uma reformulação quando se ampliou a faixa etária dos estudantes (14 a 16 anos) que acompanham uma palestra a respeito dos pontos turísticos e históricos da capital.

O estudante venezuelano gostou da palestra

“Já tem quatro anos que desenvolvemos o Contando História realizado mensalmente e com esse novo formato é a segunda edição. Percebemos uma satisfação tanto dos professores e alunos ao participarem de uma aula diferente pela forma atrativa de mostrar com detalhes a história dos lugares que eles vivenciam em sua rotina”, ressaltou a coordenadora do projeto Wenia Karoline.

A escola interessada no projeto deve agendar sua participação através dos telefones 3216-6802/6803 ou pelo e-mail: escoladolegislativo@al.se.leg.br. 

Fotos: Joel Luiz

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo