logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Elese promove Curso de Informática Básica para servidores

13/6/2022

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

Essa segunda-feira (13) foi de muito aprendizado na Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese). Os alunos do Curso de Informática Básica foram apresentados a vários conceitos e ferramentas que vão auxiliar no seu dia a dia de trabalho, a exemplo dos programas do pacote LibreOffice, além de outros aplicativos necessários para quem trabalha na área administrativa. O curso foi ministrado pelo servidor Márcio Sales Gama, que trabalha como programador na Elese.

Ele explica que o curso vem no sentido não apenas de capacitar os servidores sobre os conhecimentos básicos de informática, trazendo também algumas atualizações que os programas e aplicativos sofreram ao longo dos anos. Márcio pontua que as pessoas de uma forma geral acabam aprendendo a mexer no computador com outras pessoas que também não foram capacitadas, o que leva a um conhecimento incompleto sobre as potencialidades dos softwares.

Márcio Sales Gama, professor do Curso de Informática Básica

“Um hábito nosso é aprender com um colega. Aí a pessoa aprende com alguém, que aprendeu com outra pessoa. Muitas vezes a pessoa faz, mas não sabe o que está fazendo. Quando acontece algo diferente, ela não sabe o que vai fazer, os procedimentos necessários para corrigir aquele problema. Quando vê algo um pouco diferente, não sabe lidar com essa situação. Quando você aprende com um curso, seguindo uma sequência lógica, com todos os passos para você fazer os procedimentos, você vai entender o porquê e vai conseguir resolver o problema”, explicou o professor Márcio.

O curso atraiu a atenção da coordenadora administrativa da Elese, Maria Ronice Oliveira. Ela assistiu atentamente à aula, buscando absorver os conhecimentos trazidos pelo professor Márcio. Ela acredita que, com a modernização do trabalho realizado pelos órgãos públicos, é necessário que os funcionários procurem se atualizar para desempenhar as suas funções da melhor forma possível.

“Estamos em um tempo que tudo se moderniza e estamos em um tempo também que nada fazemos sem ter o conhecimento da informática. A cada curso é um aprendizado novo, precisamos sempre estar nos atualizando, principalmente na área da informática para que a gente possa desenvolver melhor os nossos afazeres diários, especialmente no trabalho”, ponderou Maria Ronice.

Capacitação

Quem também participou do curso foi a autônoma Cristiane Góes. Ela é esposa de servidor da Alese e comentou que, apesar de não trabalhar na área administrativa, tem notado que a informática se faz presente no seu dia a dia, em várias áreas da sua vida. Ela disse que buscou o curso para aprender a mexer nos programas de computador e aplicativos, conhecimento que ela acredita que vai fazer diferença no desempenho do seu trabalho.

“Eu não trabalho na área, mas, ultimamente, tudo necessita da informática. Então, eu vim me atualizar mais. Eu não fiz curso antes, o conhecimento que tenho é da prática, aprendendo só. Com esse curso, espero me capacitar mais, ter mais conhecimento para fazer as coisas de forma mais fácil. Eu sou autônoma. Esse conhecimento vai me ajudar no trabalho, hoje em dia tudo requer informática. Hoje vamos ver sobre planilhas, a pessoa que é autônoma precisa saber mexer”, relatou Cristiane.

Isabela Mazza, diretora da Elese

A diretora da Escola do Legislativo de Sergipe, Isabela Mazza, disse que o Curso de Informática Básica é uma capacitação que é feita mensalmente tendo em vista a necessidade de atualização por parte dos servidores da Alese. Ela acredita que aulas como essas têm impacto direto da qualidade do serviço prestado pelo Poder Legislativo, trazendo ganhos para a população sergipana.

“O Curso de Informática é um curso que a gente sempre faz, é praticamente mensal. Termina um e começa o outro. O objetivo nosso é esse: capacitar o servidor da Assembleia Legislativa para aprender a mexer em computador. Esse curso é voltado especialmente para os servidores. As pessoas precisam se atualizar. Hoje, o mundo é completamente informatizado. As pessoas precisam aprender a mexer com computador. A gente ainda vê, nos dias de hoje, pessoas que não sabem lidar com tecnologia. Então, a gente precisa atualizar essas pessoas para que eles possam melhor servir a população de Sergipe”, finaliza.

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo