logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Elese: Projeto Quintas-Negras comemora cinco anos de criação

No próximo dia 30 de maio a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), por intermédio da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese), alcança a marca de cinco anos de criação do projeto ‘Quintas Negras – Xirê dos Saberes’. Desenvolvido com a finalidade de dar voz às comunidades historicamente impactadas pela discriminação, preconceito e tentativas de invisibilidade social, a atividade de cunho educacional busca impulsionar a defesa dos seus direitos, eliminação das discriminações e plena inserção na vida socioeconômica, política e cultural. No decorrer das edições, a Elese assistiu ao surgimento de grupos especializados nas pautas, os quais depositaram seus conhecimentos pessoais, coletivos e/ou técnico-acadêmico à disposição da causa negra. Contabilizando mais de 30 edições, o projeto é referência em Sergipe.

Jornalista, atualmente responsável por conduzir a Coordenação de Assuntos Culturais da Elese, Beneti Nascimento aprecia este trabalho desenvolvido pela Casa Legislativa como um marco na luta pela contínua igualdade racial em pleno século XXI, combate ao racismo no mercado de trabalho, desenvolvimento de projetos que promovam a participação da comunidade negra em todos os níveis de atividades, além de desenvolver políticas públicas que permitam ampliar os direitos da comunidade negra. A primeira edição contou com a presença de Fernando Aguiar, conselheiro Estadual de Cultura da Universidade Federal de Sergipe (UFS); da pedagoga Barbara Cristina Nagô, natural do município de Laranjeiras; além do ator Severino D’Acelino. O tema do encontro foi: “Conhecer e Existir”.

Paralelo à palestra, houve exibição do documentário “Revisitação”, assinado pelo diretor Luciano Freitas, o qual conta a trajetória de militância do fundador da Casa de Cultura Afro Sergipana. “Com o apoio incondicional da Assembleia Legislativa, em parceria direta com comunidades negras de todo o estado de Sergipe, conseguimos receber palestrantes, artistas, profissionais da educação e população em geral com a proposta de multiplicar as discussões. Completaremos, no próximo mês, cinco anos do Quintas Negras; um projeto encantador que dar voz às pessoas ainda vítimas de uma sociedade marcada pela exclusão. Que esta marca se multiplique em prol do respeito e da garantia dos direitos constitucionais”, destacou Beneti Nascimento.

Mudança metodológica

Na perspectiva de reverenciar sergipanos que venceram o preconceito enraizado no Brasil, bem como alcançaram postos de destaque, o projeto tem recebido profissionais das mais diversas áreas de atuação com a perspectiva de apresentar seu legado como exemplo a ser seguido. Na edição do mês de março, a Elese recebeu o cantor e professor de canto Zéq Oliver; também referência no âmbito da cultura, nesta quinta-feira (18) o projeto recebe a cantora Winnie Souza – em destaque na foto durante evento realizado pela Procuradoria da Mulher (PromuAlese). Para o mês de comemoração pelos cinco anos de criação do ‘Quintas Negras’, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe deve receber o Promotor de Justiça Luís Fausto Dias de Valois Santos. A data será anunciada até a primeira semana de maio.

“O projeto foi criado com um propósito necessário, que era receber historiadores, líderes comunitários e pedagogos que pudessem apresentar ao público todo o contexto de escravidão e luta contra suas ramificações no cenário contemporâneo, mas optamos por mudar um pouco esse viés. Compreendido este marco histórico, observamos a necessidade de trazer pessoas negras, de garra e resistência, as quais venceram barreiras e alcançaram postos de destaque. Seja na Cultura, Educação, Saúde, Justiça ou cargo legislativo, por exemplo, estes nobres sergipanos precisam expor suas biografias e contribuir para que tantos jovens se espelhem nestes legados”, revelou Beneti. O coordenador completou defendendo a multiplicação destes debates: “são cinco anos permitindo que histórias gerais e experiências pessoais sejam apreciadas. Um trabalho encantador realizado pela Alese e que muito tem a contribuir no decorrer das próximas edições.”

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo