logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Elese participa de Seminário sobre Consciência Negra promovido pela Associação das Escolas dos Legislativos

A diretora da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, Telma Pimentel e a idealizadora do Projeto ‘Quintas Negras’, Vera Vilar, participaram nesta quinta-feira, do 3° Encontro do ‘Seminário Consciência Negra’, realizado pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Escola do Legislativo de Pouso Alegre (MG) e Escola do Parlamento de Dumont (SP). O evento abordou políticas públicas voltadas para a população preta e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara de Pouso Alegre.

O evento é voltado a gestores públicos, representantes políticos e setores da sociedade que buscam entender melhor a realidade da população preta para desenvolver ações eficazes em prol da inclusão e igualdade, através de projetos e ideias que possam contribuir para avanços nesse tema.

O dia de debates teve início com a palestra: A aplicação do Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos nas escolas, com a participação da jornalista e educomunicadora, com especializações em Marketing Político, Oratória e Comunicação, Emanuella Barreto. Com 19 anos de experiência na administração pública, é servidora efetiva e dirige a Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre desde 2022.

Na sequência foi a vez da Mestre em Educação, Especialização em Gestão da Segurança Pública, Coordenadora-Geral da área de compras – FNDC e Integrante da Rede Equidade pela Diversidade,
Inclusão e Equidade, Ana Paula Rodrigues que falou sobre Equidade, Diversidade e Gênero na Educação: Combatendo o Preconceito Racial. O tema: Mulher negra na cultura popular, representações que questionam as imagens de controle foi apresentado pela Doutoranda em Comunicação Social, Mestre em Comunicação e Inovação, jornalista especializada em cobertura política e professora universitária Rita Donato.

E por último foi a vez da diretora da Elese Telma Pimentel e da escritora Vera Vilar com o tema: Projeto Quintas Negras – Racismo Não! O ‘Quintas Negras’ é desenvolvido com a finalidade de dar voz às comunidades historicamente impactadas pela discriminação, preconceito e tentativas de invisibilidade social, a atividade de cunho educacional busca impulsionar a defesa dos seus direitos, eliminação das discriminações e plena inserção na vida socioeconômica, política e cultural. No decorrer das edições, a Elese assistiu ao surgimento de grupos especializados nas pautas, os quais depositaram seus conhecimentos pessoais, coletivos e/ou técnico- acadêmico à disposição da causa negra.

A idealizadora do ‘Quintas Negras’, Vera Vilar, escritora, poetisa e mulher negra apresentou a proposta do projeto e disse que a ideia é manter num espaço público, de políticas públicas, um lugar de falas negras, de protagonismo preto. “Ter essa iniciativa num lugar como a Assembleia Legislativa, a Escola do Legislativo é ampliar essas vozes espalhando as narrativas para os mais diversos setores da sociedade”, concluiu.

A diretora Telma Pimentel falou sobre a importância de ter mantido e ampliado o Projeto ‘Quintas Negras’ idealizado em 2019. ” Assim que cheguei à Elese, percebi o tamanho e a importância desse projeto e a necessidade de se manter na programação de eventos da Escola do Legislativo aqui em Sergipe” falou. A diretora falou sobre a participação das escolas públicas e privadas no projeto e também dos nomes que já passaram pela escola e contribuíram para a qualidade dos debates acerca do racismo. “É preciso falar sobre esse tema durante todo o ano e não somente na Semana da Cosnciência Negra” alertou a diretora.

Por Rosângela Dória/Elese

Fotos: Elese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo