Elese encerra Semana da Consciência Negra com homenagens a personalidades e lançamento de livro

Da Escola do Legislativo | Por Rosângela Dória

O grande homenageado do dia chegou com uma longa bata marrom em tom dourado e uma voz que dispensou microfone na hora da apresentação. Do alto dos seus mais de 70 anos, Severo D’Acelino, um dos nomes mais conhecidos na luta pelos negros em Sergipe, fez o lançamento do livro ‘Ode ao Pensamento Inebriado – Discursos e Poemas’. A obra promove uma revisitação aos heróis negros em temas capazes de retratar as vivências e sobrevivências dessa população.

No encerramento da Semana da Consciência Negra, promovida pela Escola do Legislativo João de Seixas Dória, de 20 a 23 de novembro, várias personalidades foram homenageadas com a Outorga de Títulos Insígnia Ewá às Yás, entre elas a jornalista Clara Angélica e a dona de casa aposentada Jaci Cardoso Araújo. As duas com histórias de vida completamente diferentes se unem pelo personagem principal da festa. Mulheres que fazem a diferença no movimento, mulheres que lutam no dia a dia nas suas comunidades, nas suas famílias e nas tentativas nem sempre fáceis de ocupar mais espaços de poder na sociedade. Severo D’Acelino recebeu das mãos do pesquisador de forró e criador do Fórum do Forró em Sergipe, Paulo Correia, uma cópia do filme Chico Rei, protagonizado por Severo Chico Rei. Um filme brasileiro de 1985, do gênero drama histórico, dirigido por Walter Lima Jr.

Pra Severo, uma das políticas públicas mais importantes para a população negra é a segurança pública. “Temos que contar com uma polícia cidadã para que a gente possa se sentir seguro nas escolas, nas ruas, nas cidades. A gente precisa preparar melhor os policiais, discutir valores sociais, etnias e tratamento à população, porque falta de respeito ao cidadão não é cidadania” alertou.

A solenidade de encerramento contou com a participação dos Tambores da Mãe África – o Som dos Tamborineiros que ecoaram pelos quatro cantos da Elese, além de um cardápio especial com arroz, vatapá, galinhada e acarajé. A festa de encerramento da Semana da Consciência Negra agradou a todos os sentidos, com música, comida, leitura e muitas homenagens a pessoas que participam ativamente da história de mudanças em Sergipe.

A diretora da Elese, Telma Pimentel, resumiu como gratificante a semana que contou com nomes importantes na discussão de temas relacionados à africanidade e à cultura afrobrasileira. “Tivemos aqui na Elese essa semana um passeio de nomes que são referências nos debates e nas discussões sobre a população negra e seus desafios na sociedade” falou.

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese