Elese e Fundat promovem cursos gratuitos de formação

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Na manhã de desta segunda-feira, 15,  foi iniciado no auditório da Escola do Legislativo de Sergipe (Elese),  o curso sobre  “Aperfeiçoamento Profissional”. O curso faz parte de uma parceria que foi firmada entre a Fundação Municipal de Formação Profissional (Fundat) e  a Assembleia Legislativa de Sergipe, por meio da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese).

De acordo com a diretora da Elese, Isabela Mazza, a parceria entre a Elese e a Fundat  visa ofertar a promoção de oficinas de qualificação voltadas para a formação profissional do cidadão, abrindo assim a oportunidade  de inseri-lo no mercado de trabalho.

“Retomando as ações da escola do legislativo, iniciamos essa  parceria de realização de cursos junto à Fundat cujo intuito é capacitar o cidadão, oferecendo oportunidades para a população. Os cursos aproximam a sociedade sergipana com a casa do povo, e nesse objetivo,  mais de 30 cursos estão sendo ofertados. Hoje foi iniciado o primeiro curso, e  as inscrições estão sendo feitas na sede da Fundat”, explicou Isabela, que salientou que após essa leva de cursos, novos outros serão lançados  e alguns com temas específicos para os servidores do legislativo.

Participando do lançamento dos cursos na Elese, a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, ressaltou que a missão da Fundat está sendo empregada na parceria  entre a fundação e a Casa Legislativa. “Em pesquisa realizada em Sergipe, foi observada que 87% da população que adentra no mercado de trabalho não são qualificados para as funções. Então, o poder municipal, através da  Fundat, repara essa irregularidade ofertando cursos gratuitos. Fazemos isso ofertando parcerias, e desta feita, junto à Assembleia Legislativa, que é uma parceria muito positiva”, declarou.

Cronograma

Nesta segunda-feira, 15, foi iniciado o curso de  “Aperfeiçoamento Profissional”, com duração de  de  quatro horas, das 8 às 12 horas. Para todos os treinamentos foram ofertadas 70 vagas.  Para a próxima  quarta-feira (17) serão realizadas duas oficinas: das 8 às 12 horas sobre “Segurança no Trabalho” e das 13 às 17 horas com “Dicas para a Saúde Auditiva e Vocal do Trabalhador”.

Diversas outras oficinas serão ministradas até o dia 2 de agosto. Para a próxima quinta-feira, 18,  também no auditório da Elese, será ministrada a oficina de “Técnicas Básicas de Redação”, das 8 às 12 horas; já na sexta-feira (19), nos dois turnos (8 às 12 horas e 13 às 17 horas) com a oficina “Cuidador de Idosos”.

Inscrições

Para realizar a inscrição, o cidadão deve apresentar o RG, CPF, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência e declaração de escolaridade (ou histórico escolar). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de segunda a sexta, das 7h às 17h, na sede da Fundat, localizada no calçadão da rua João Pessoa, 127, centro.  É importante ressaltar que as inscrições permanecerão abertas enquanto houver vagas.

Fotos: Junior Ventura