Por Júnior Matos/Agência de Notícias Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) por meio de Escola da Legislativa de Sergipe (Elese) Deputado João Seixas Dória em parceria com a Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat) promoveram na tarde desta segunda-feira (19) o curso de Turismo de Base Comunitárias (TBC). A ação tem finalidade a geração de benefícios econômicos para a comunidade local, a promoção do desenvolvimento social dos moradores da comunidade e o desenvolvimento e fortalecimento de regiões com potencial turístico.
As questões voltadas para o meio-ambiente e sustentabilidade também fazem parte do TBC. Entre benefícios: promoção da qualidade de vida e valorização do local. Além disso, os turistas e a comunidade interagem trocando experiências regionais e culturais.
“O turismo de Base Comunitária tem como principal objetivo buscar o protagonismo do local e o fortalecimento da região quanto ao destino turístico. Por isso, é importante que lembrar que na comunidade deve ser desenvolvida a gestão comunitária para que ela seja detentora de todas decisões tomadas, negociações feitas, transparência na utilização dos recursos e escolha dos locais que serão apresentados aos visitante”, destacou a Assessora de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Viviane Castro.
A capacitação teve como público-alvo profissionais e estudantes de Turismo, jornalistas e digitais influencers. “O foco é apresentar o contexto do TBC que estes profissionais conheçam mais e melhor cada região e também seus potenciais e diferenciais destas regiões e sejam verdadeiros multiplicadores destas informações. Para isso, dentro do curso de hoje apresentamos termos, conceitos e exemplos de Turismo com Base Comunitária”, explicou o professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Claúdio Roberto Braghini.
A estudante de Turismo da Instituto Federal de Sergipe (IFS) e jornalista Thaiara Silva foi uma participantes da capacitação. Para ela, o fortalecimento do TBC é necessário. “O Turismo de Base Comunitária vem crescendo ao longo dos anos. Eu acredito que o curso serve para fortalecer o nosso entendimento sobre o assunto e ainda ajudar a capacitar os moradores de algumas regiões a desenvolverem projetos dentro turísticos, gastronômicos e culturais”, falou.
Natural de Porto da Folha, o estudante de Turismo do IFS ,William Couto, viu no curso sobre TBC uma oportunidade de impulsionar a modalidade no município. “ Lá em Porto da Folha temos uma comunidade quilombola e uma indígena. O foco com a participação do curso é atuar no TBC e contribuir com a preservação das raízes culturais, preservação ambiental e ainda criar emprego e renda para a região”, disse.