Economista Walmir Soares é agraciado com Título de Cidadania proposto por Luciano Pimentel

Por Assessoria Parlamentar

O economista Walmir Bruno Soares foi agraciado pela Assembleia Legislativa de Sergipe com o Título de Cidadania Sergipana. A honraria foi concedida nessa segunda-feira, 1º, por propositura do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas). Natural de Manaus e em Aracaju há mais de 60 anos, o homenageado é sócio-fundador do Lions Clube Aracaju Serigy e ex-presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon/SE).

No discurso de boas-vindas ao novo cidadão sergipano, Luciano Pimentel exaltou a trajetória profissional de Walmir Soares e a sua contribuição para o progresso de Sergipe. “Walmir Soares desempenhou papéis de liderança em programas e iniciativas que impulsionaram o desenvolvimento econômico e social de Sergipe. Sua visão estratégica e seu compromisso com a excelência ajudaram a moldar o futuro do estado e a criar oportunidades para o crescimento de  Sergipe e de todos os sergipanos”, destacou.

O parlamentar ressaltou que, além do trabalho técnico no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sergipe e no Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa (CEAG/SE), que posteriormente passou a ser chamado de SEBRAE/SE,  Walmir Soares atuou na Secretaria de Estado do Planejamento, sendo um personagem essencial para viabilização de projetos importantes para o estado, a exemplo do Plano Nacional de Habitação em Sergipe; do Programa de Aproveitamento de Recursos Hídricos do Nordeste; do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social.

Segundo Luciano, o economista também foi presidente da Comissão de Planejamento e Elaboração do Anuário Estatístico de Sergipe e diretor Executivo da Unidade Técnico-Administrativa do Programa Pólos Turísticos de Sergipe – UNITUR, encarregada pela execução do PRODETUR NORDESTE I, com aplicação de US$ 63 milhões em infraestrutura turística.

O currículo de Walmir Soares traz ainda sua atuação docente.  O economista foi professor de Matemática e Ciências Físicas e Naturais, no Ginásio Laudelino Freire, em Lagarto; professor de Custos nos Cursos de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, da Faculdade Tiradentes.

“É com prazer e gratidão que hoje concedemos a Walmir Bruno Soares o título de cidadão sergipano. Esta honraria não apenas reconhece sua contribuição significativa para o nosso estado, mas também expressa nossa profunda admiração por sua história e realizações. Seja bem-vindo, Walmir Soares! A partir de hoje, você é cidadão desta terra, de fato e de direito. E nós temos a felicidade de chamá-lo de Sergipano!”, concluiu Pimentel.

Amazonense que escolheu Sergipe

Para o homenageado, receber tal honraria é momento ímpar na sua vida, uma alegria compartilhada com a família e os inúmeros amigos que conquistou em Sergipe.”É um reconhecimento por uma vida de muito trabalho e dedicação. Acompanhei o crescimento e o desenvolvimento de Sergipe durante mais de 60 anos. De tal forma que vivi essa realidade e acho que minha contribuição foi altamente positiva para o estado”.

Em seu discurso, Walmir Soares falou sobre sua chegada em Sergipe. “Realizei um profundo processo de imersão na vida sergipana, na sua cultura e seus modos de ser. Aprendi a comer caranguejo e amendoim cozido, coisas inexistentes em minha terra natal. Quando aqui cheguei, Sergipe possuía uma população de 760 mil habitantes e a capital tinha apenas 115 mil habitantes. Vivi esse estado crescer e é por isso que, no plenário deste Poder Legislativo, externo o mais profundo agradecimento ao deputado Luciano Pimentel e todos os parlamentares que me concederam esse título. Eu e minha família agradecemos por tão honrosa iniciativa”, frisou.

Filho do homenageado, o arquiteto José Wlamir Soares fez um discurso emocionado, enaltecendo a presença do pai em sua vida e o orgulho por todo trabalho que Walmir Soares realizou em Sergipe. “Meu pai é um homem de poucas palavras, que não discorre muito sobre sua vida e as dificuldades que passou. Mas do seu jeito fechado e focado no bem estar dos seus, ele sempre foi um pai amoroso e uma fonte de inspiração para todos que o rodeiam”, disse.

José Wlamir aproveitou para agradecer ao deputado estadual Luciano Pimentel pela propositura e para dividir com os presentes um ensinamento adquirido na época em que trabalhou com o parlamentar, na Secretaria de Planejamento de Aracaju. Em seu relato, ele contou que estava encontrando problemas para executar um projeto e disse ao então secretário municipal, Luciano Pimentel, que iria entregar o cargo. A resposta do gestor o motivou a mudar de perspectiva e encarar de frente os desafios.

“Dr. Luciano olhou para mim e disse: ‘amigo, realizar seu desejo é fácil, mas quero lhe dar um conselho’. Foi então que ele falou:’ quando a gente quer uma coisa, e para crescer na vida, a gente tem que tomar o pulso das situações. Eu confio em você e te acho inteligente acima da média para resolver esse problema’ “, contou o arquiteto, complementando.

“Depois disso, aprovamos um investimento, na ordem de 33 milhões de reais, para cidade de Aracaju. Pouco tempo depois, passei no concurso para professor do Instituto Federal de Sergipe. Então, Dr. Luciano, obrigado. Sou agradecido de coração”, frisou.

Foto: Assessoria Parlamentar