Dr. Samuel destaca importância do combate ao Bullying e à violência nas escolas

7/4/2022

Por Assessoria Parlamentar

No dia hoje, 07 de abril, são desenvolvidas ações em todo o país em alusão Dia Nacional de Combate ao Bullying e Violência nas Escolas. É uma data que tem como objetivo alertar as escolas sobre a importância de combater e de saber lidar com os casos de violência que surgirem.

Dr. Samuel chamou a atenção em suas redes sociais trazendo números que preocupam a sociedade, principalmente durante o período da pandemia onde as escolas tiveram que optar pelo ensino remoto.

“Eu tenho acompanhado as últimas pesquisas no mundo todo sobre o assunto e uma feita pela ONU mostrou um dado que realmente preocupa. O estudo apontou que 1 a cada 3 alunos sofre violência virtual, e 1 a cada 5 alunos não quer mais frequentar a escola. Ou seja, mesmo com o
isolamento social, o Bullying continuou ocorrendo nas escolas por meio virtual”, disse ele.

O parlamentar também falou dos desafios do pós pandemia e afirmou que o poder público precisa fazer um trabalho de orientação com os profissionais que atuam no ambiente escolar.

“Um dos desafios a serem enfrentados neste momento de pós pandemia é saber lidar com situações que foram criadas enquanto houve o isolamento social. Existe a Lei de Combate ao Bullying que determina que os municípios e estados forneçam relatórios das ocorrências, o que
ajuda muito em iniciativas de prevenção, mas é preciso mais treinamento, para que o educador saiba lidar com casos pontuais, enfrentando, orientando e resolvendo o problema desde a sua origem”, afirmou.

Foto: Jadilson Simões