logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Manuel Marcos manifesta preocupação com o ensino básico nacional

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

O deputado estadual Dr. Manuel Marcos (PSD), usou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira (1º), para discutir sobre o sistema educacional do país, em especial, o processo de alfabetização voltado para milhões de crianças e adolescentes. 

Na ocasião, o parlamentar mostrou sua preocupação com o tema: “hoje acordei atônito com o assunto reproduzido nos meios de comunicação. O ensino de base no Brasil é catastrófico. De 10 crianças do ensino básico, somente quatro saem alfabetizados, ou seja, sabendo ler e escrever. Sendo assim, 56.4% dos nossos alunos das escolas de base concluem o período analfabetos. Isso é algo preocupante. Qual o país que vai ter seu pleno desenvolvimento com um povo sem educação de qualidade?” 

Dr. Manuel Marcos compartilhou ainda sua experiência, relembrando o formato do sistema educacional vivenciado durante passagem pelo ensino base. “Foi no segundo ano do primário que despertou em mim, o desejo de seguir a carreira médica, e, nesta fase, na minha escola (há mais de 50 anos), eu já sabia ler. Então, a escola de anos atrás era melhor no Brasil do que o período atual. Isso é um prejuízo, porque isso terá influência na evasão escolar. Além disso, a criança vai entrar e sair da escola sem saber nada. Como ele poderá definir uma profissão e como terá uma transformação no status social sendo analfabeto? É preciso que nós, como figuras públicas, tenhamos um olhar diferenciado para esta situação. Manifesto minha indignação: Triste de um país que não estimula a educação para o seu povo”, finalizou.  

 

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo