Com os dados divulgados pela Central de Transplantes de Sergipe em mãos, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) destacou o espírito solidário do povo sergipano permitindo que o número de doações de córnea aumentasse em 20%, este mês, dedicado ao Setembro Verde, além do Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, comemorado anteontem (27).
“O Setembro Verde vem com essa proposta de incentivar a doação de órgãos e de tecidos, ajudando a dar vida nova a outras pessoas. Fico extremamente feliz e orgulhosa do povo sergipano que compreendeu a importância dessa campanha e, como sempre, junta-se num único espírito com o intuito de ajudar ao próximo”, afirmou a deputada Maria, ressaltando que há pacientes, ainda, na fila de espera, mas há um alento quando se percebe a disponibilidade e a solidariedade das pessoas.
Ainda é pouco – Para Maria, a doação é um gesto de extrema grandeza e importância, considerando que qualquer cidadão pode precisar de um órgão ou tecido. “Qualquer de nós poderá precisar e é fundamental essa compreensão da necessidade e da importância de se dispor a doar”, destacou a Maria, ao ratificar o seu orgulho pelo desprendimento de inúmeros sergipanos.
Apesar do crescimento no número de doações, a deputada ressaltou que, de acordo com médico especialistas da área, os números ainda não são satisfatórios. “É preciso haver um encorajamento maior; uma quebra de preconceito para que esse ato de doar seja algo nobre e bastante natural”, afirmou Maria, lembrando da campanha da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos que é, sempre no sentido, de atrair novos doadores.
Por Assessoria Parlamentar