Dircom apresenta planejamento aos assessores parlamentares

Publicada: 26/01/2022 às 12:51

Por Ethiene Fonseca

Nesta quarta-feira (26), a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe (Dircom Alese) realizou a apresentação do planejamento das atividades para o ano de 2022 aos assessores dos parlamentares. A palestra foi conduzida pela assessora da Dircom, Fernanda Queiroz; pelo coordenador-geral da TV Alese, Benildon Santana; pelo coordenador de Conteúdo da emissora, Thiago Aragão; e pela coordenadora da Agência de Notícias Alese, Clécia Carla.

Quem abriu a apresentação foi o diretor de Comunicação, Irineu Fontes, que participou de forma remota. Ele agradeceu os assessores pela presença, destacando que, por ser um ano eleitoral, a comunicação feita ao longo de 2022 demandará uma atenção maior tanto dos jornalistas da Casa como das assessorias dos parlamentares. “Esse ano é um ano de eleições. Nós precisamos ter cuidado com a comunicação e com as informações que passamos. Vamos sempre estar à disposição para o que precisar”, complementou.

Thiago Aragão, coordenador de Conteúdo da TV Alese

A assessora da Dircom, Fernanda Queiroz, explica que o setor de Comunicação da Assembleia dará uma atenção especial para o conteúdo produzido pelas assessorias parlamentares no sentido de evitar que se incorra em propaganda eleitoral antecipada, garantindo dessa forma o bom andamento dos trabalhos realizados pela Casa.

“O segundo ponto a ser destacado é a questão do conteúdo, que estará diferenciado em relação à TV Alese, que traz novidades na sua programação de jornalismo; e à Agência de Notícias, que vem com uma nova diretriz de conteúdo. Essa conversa entre os gabinetes parlamentares e a Diretoria de Comunicação é importante para que a gente possa divulgar as atividades da Assembleia da melhor forma possível”, explica Queiroz.

TV Alese e Agência de Notícias

De acordo com o coordenador de Conteúdo da TV Alese, Thiago Aragão, a emissora vai trazer novidades em sua programação deste ano, principalmente no jornalismo. Ele adiantou que, a partir de fevereiro, o Jornal da Alese 1ª e 2ª edições abordarão prioritariamente temas relacionados ao Poder Legislativo estadual, com notícias sobre o que acontece nas sessões parlamentares e na Sala de Comissões, além das atividades de caráter institucional.

“Um dos destaques dessa reunião de hoje é tornar público o novo modelo de jornal que nós vamos trazer a partir do dia 02 de fevereiro, semana que vem. Será um jornal completamente voltado às atividades do legislativo, seja no plenário ou na sala de comissões, sem deixar de falar das ações do poder no geral: da Escola do Legislativo, da Procuradoria da Mulher, da Ouvidoria, da Biblioteca”, ressaltou Aragão.

Coordenador-geral da TV, Benildon Santana

O coordenador-geral da TV Alese, Benildon Santana, pontua que, muitas vezes, a população não entende as ações que são desenvolvidas na Assembleia Legislativa, sendo papel dos jornalistas da Casa trabalharem para que a informação chegue à população com qualidade e de maneira acessível a todos.

“Esse ano a gente apresenta o novo formato do nosso jornal, na 1ª e 2ª edição, focados apenas nas ações parlamentares: o que aconteceu nas sessões, a discussão de projetos, com explicação detalhada de alguns termos que não sejam de conhecimento da população. Tem muitas palavras que as pessoas não entendem. Vamos trabalhar nisso”, explica Santana.

A Agência de Notícias Alese também apresentará inovações em seu conteúdo. Segundo a coordenadora Clécia Carla, a ideia é que o material produzido pela equipe de reportagem traga de maneira mais detalhada as questões envolvendo os projetos de lei e demais propostas aprovadas na Casa, buscando explicar para a população como elas vão impactar no seu dia a dia.

“Nós, enquanto jornalistas e gestores da Alese, temos a obrigação de informar a população a consequência das leis aprovadas na Casa. Nosso compromisso é traduzir aquilo que foi discutido no plenário e na Sala de Comissões para que as pessoas entendam o que está sendo feito. É preciso que a gente esclareça para a população qual é a função do parlamentar, o que ele está debatendo no plenário, quais as leis aprovadas, o que foi sancionado, o que está vigente e como a população pode ter acesso a esses direitos. A vida do cidadão passa pela aprovação de leis, comunicar isso com qualidade é fator fundamental para a Comunicação Pública e Institucional, essa é a diretriz da Diretoria de Comunicação e que vamos potencializar nesse ano”, explica a gestora.

Assessores

Para a jornalista Cristina Rochadel, que trabalha com a deputada estadual Goretti Reis (PSD), a iniciativa da Diretoria de Comunicação representa uma valorização dos profissionais da área, contribuindo para qualificar o trabalho jornalístico realizado na Casa. Ela parabenizou a todos que compõem o setor de Comunicação pela apresentação, em especial o diretor Irineu Fontes.

“Eu, que já estou na Casa há 16 anos, sei bem como aconteceu essa evolução. Há anos, você apenas informava de uma forma muito restrita o que seu parlamentar fazia e acabava por ali. Essa reunião significa o compromisso da Alese com a comunicação, o respeito com os profissionais da área. Quando a Alese amplia esse leque e dá essa atenção aos assessores, ela está nos respeitando. Ser respeitado e ser valorizado é sempre muito bom”, ressalta Rochadel.

Clécia Carla, coordenadora da Agência de Notícias

A iniciativa da Dircom também foi elogiada pela jornalista Kátia Santana, assessora da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB). Por ser um ano eleitoral, ela pontua que alguns cuidados a mais são necessários para que a produção de conteúdo noticioso pelas assessorias seja feita da melhor forma possível, contribuindo com a comunicação institucional da Alese.

“Estamos em um ano eleitoral, um ano delicado. Por isso, precisamos tomar alguns cuidados enquanto assessores para que possamos orientar melhor os nossos parlamentares. É uma ação extremamente relevante e que nos ajuda nesse processo de comunicação. Nosso papel como assessor é dar visibilidade para que esse parlamentar tenha uma imagem fortalecida perante a opinião pública. Os meios de comunicação da Alese são fundamentais nessa construção”, complementa Santana.

Para Saulo Brito, que trabalha com o deputado estadual Adailton Martins (PSD), é importante que os assessores parlamentares conheçam as mudanças implementadas na comunicação institucional da Alese. A partir dessas informações, ele acredita ser possível levar à população notícias sobre os deputados estaduais de forma qualificada, contribuindo com a transparência da Assembleia.

“Essa reunião foi importante para alinhar essas diretrizes. Nós assessores queremos que os deputados tenham visibilidade, gerando pauta, conteúdo, tanto para o jornal da TV Alese como para a Agência de Notícias. Foi muito bom participar e alinhar essas questões para chegarmos a um denominador comum buscando mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos deputados da Casa”, relatou.

Foto: Joel Luiz

Outras notícias para você