logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Diná aposta na valorização do bordado de Tobias

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

O título de Capital Sergipana dos Bordados, concedido pelos deputados estaduais ao município de Tobias Barreto, quando aprovaram o projeto de lei nº 211/2019, na última quarta-feira, 30, vem sendo comemorado pela autora da propositura, a deputada Diná Almeida (PODE).

Diná Almeida: “Estou muito feliz e orgulhosa”

“Estou muito feliz porque a gente sempre falou que Tobias Barreto é a capital dos bordados, só que não existia um projeto de lei concedendo esse título e ontem foi aprovado o nosso projeto e eu estou muito realizada em saber que agora é lei, não é só de palavra. E foi feito por mim, uma tobiense que nasci e me criei e moro lá. Pra gente é um orgulho muito grande”, comemora.

Diná Almeida lembrou a importância de divulgar os bordados confeccionados no município, em nível nacional. “É muito bom estarmos divulgando o nosso município em novel nacional, porque  Tobias Barreto hoje é a capital sergipana do bordado, mas não deixa de representar o nosso país. Lá a gente não só negocia os produtos para o povo brasileiro, que aparece de vários estados para comprar o nosso artesanato, como também já estamos vendendo para outros países”, enfatiza.

A deputada comemorou ainda o fato de a cultura do artesanato tobiense continuar sendo preservada pelas novas gerações. “Eu vivenciei isso essa semana ao visitar povoados como Capitôa, Brasília e Samambaia e verificar adolescentes no pedal da máquina e dizendo ter aprendido a arte com as avós e as mães. Fiquei muito orgulhosa, tirei fotos com elas e hoje sou uma pessoa orgulhosa”, reafirma.

Bordados

O comércio de confecção, principalmente dos bordados conhecidos como “richelieu” começou a se destacar em Tobias Barreto, município localizado na região Centro-Sul de Sergipe, na década de 70 e de lá pra cá só cresceu.

A tradicional Feira da Coruja, realizada a partir da meia-noite atrai sergipanos, turistas e comerciantes de todo o país e até mesmo de outros países.

Foto: Jadilson Simões

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo