logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Roxo: Goretti informa que Sergipe tem 50 mil epiléticos

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

O Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, comemorado nesta terça-feira, 26 de março foi destacado na tarde desta segunda-feira, 25 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), pela deputada Goretti Reis (PSD). Antes do pronunciamento, ela distribuiu com os colegas parlamentares, folders sobre a doença (confeccionados pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais- Unale) e adesivos do Dia Roxo, como é conhecida a data.

A deputada exibiu um vídeo com informações sobre a epilepsia, dando conta de que no mundo são mais de 50 milhões de epiléticos. “No Brasil, são três milhões de pessoas acometidas pela epilepsia e no Estado de Sergipe, são mais de 50 mil epiléticos”, informa acrescentando que mais de 220 mil novos casos da doença são diagnosticados por ano no mundo.

Goretti Reis mostrou que o Dia Roxo não precisa ser apenas lembrado nesta terça-feira, 26. “Mas que a gente se sensibilize com esses pacientes e possa melhorar suas condições de vida. Esse folder distribuído pela Unale em parceria com a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa das Pessoas com Epilepsia, mostrando mitos e verdades sobre a doença”, ressalta.

“A epilepsia é uma descarga neurológica que causa uma crise e a pessoa entra em convulsão. Muitas vezes as pessoas não sabem nem o que é, acham que pega ou que é algo espiritual e também não sabem como cuidar. Já pedi à direção da TV Alese para que seja feito um vídeo mostrando os primeiros socorros; o que fazer nos momentos de crises para ajudar”, diz.

Atenção

A parlamentar enfatizou ser necessário se falar mais sobre a doença que afeta um grande número de pessoas em todo o mundo. “O número de epiléticos no mundo é muito significativo e a gente precisa falar sim e cuidar da epilepsia; fazendo com que o poder público faça a sua intervenção principalmente no acesso aos serviços e aos medicamentos”, entende.

Ela divulgou os números de internamentos de pessoas com crises de epilepsia no Estado de Sergipe, nos últimos anos. “Em 2016 foram 257 internamentos, em 2017, 312 internamentos, em 2018, 219 pessoas internadas em consequência de alguma crise de epilepsia, segundo dados estatísticos do sistema de internação hospitalar aqui em Sergipe”, informa.

Cuidados

A parlamentar explicou que em momentos de crise, as pessoas que estão ao lado devem manter a calma. “É só proteger para que o paciente não fique se debatendo e se machucar; colocar a cabeça de lado para que não engula a saliva e fique asfixiado, não colocar nada na boca e afrouxar a roupa e não puxar a língua”, orienta enfatizando que a doença não é contagiosa, nem hereditária e que necessariamente quem tem epilepsia não sofre de distúrbios mentais.

Dia Roxo

Conhecido como Purple Day (Dia Roxo), a data visa aumentar a consciência sobre a epilepsia em todo o mundo, buscando desmistificar o preconceito e disseminar informações sobre as condições mais antigas que atingem o ser humano acometido por convulsões.

A epilepsia é uma alteração neurológica caracterizada por descargas elétricas excessivas, em um grupo de células cerebrais e as crises podem se manifestar com convulsões que variam entre breves lapsos de atenção, de acordo com informações divulgadas pela deputada no plenário da Alese.

Foto: Jadilson Simões/Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo