Dia Mundial do Rádio destaca a importância deste meio de comunicação

13/2/2022

Por Wênia Bandeira/Alese

Foi no dia 13 de fevereiro de 1946 que a rádio das Nações Unidas foi criada e a data passou a ser de comemoração do Dia Mundial do Rádio. Este meio de comunicação tão popular atinge bem mais pessoas do que a TV.

Em 2013, uma pesquisa feita pelo IBOPE mostrou as emissoras de rádio tinham o dobro da audiência registrada pela televisão durante a manhã na grande São Paulo. Naquele ano, eram 1,815 milhão de ouvintes por minuto, enquanto as TVs tiveram 886 mil telespectadores por minuto. Hoje, é possível que este alcance seja ainda maior já que a rádio pode ser acessada pela internet ou com o uso do smartphone.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Rádio Alese, que pode ser ouvida na frequência 103.9, ganhará mais força esse ano. Um novo transmissor será instalado para retransmissão da Rádio Câmara Federal, com 18 horas de programação local.

A instalação deve ser finalizada ainda no primeiro semestre de 2022. Com isso, todas as notícias do legislativo sergipano poderão ser ouvidas, além da transmissão da sessão plenária que acontece de terça a quinta-feira.

O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011, seguindo uma proposta inicial da Espanha. Foi aprovada por unanimidade no ano seguinte pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que o declarou um Dia Internacional da ONU.

O objetivo é conscientizar os grandes grupos radiofônicos e também as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.

Foto: Sindiradio