Dia Nacional do Livro Infantil desperta o amor pela leitura

Por Paulo Santos/Agência de Notícias Alese

Em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida como uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil. O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil.

Já o dia 02 de abril, é lembrado como O Dia Internacional do Livro Infantil.  A data foi escolhida para celebrar a literatura infantil e homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura mundial, autor, por exemplo, de obras como A Pequena Sereia.

O objetivo é de despertar o amor pela leitura, o livro infantil, seus autores e leitores são homenageados. Essas datas tornam-se ideais para ler ou reler obras consagradas. A leitura traz diversos benefícios, e ajuda a criança a entender e lidar com as emoções. Contribui também para o desenvolvimento da linguagem oral, desenvolve a atenção da criança, pois ela entra com tudo na historinha.

Quando a literatura é vista como um momento de descontração e de diversão, criar o hábito de ler se torna menos desafiador e, certamente, muito mais prazeroso. Seja na escola ou em casa. Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se encontra: seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento sobre os mecanismos de leitura. Tudo isso vai mostrar se a criança se encaixa nas fases de pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente ou leitor crítico.

Embora a faixa etária ainda seja o principal filtro para selecionar os livros mais adequados para as crianças, cada uma se desenvolve de uma maneira. Por isso, adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura.

Os livros devem conter histórias que proponham vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar e devem apresentar várias imagens. Livros de dobradura e o uso de fantasias pelo contador da história são indicados para envolver ainda mais as crianças com a história contada.

Foto: Divulgação Internet