Dia Estadual em Defesa do Rio São Francisco é comemorado nesta sexta-feira, 3

3/6/2022

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

O Dia Estadual em Defesa do Rio São Francisco é comemorado nesta sexta-feira, 3. A data foi instituída por meio da Lei Nº 8.450/2018, de autoria da então deputada Ana Lúcia Vieira (PT), passando a constar no Calendário Oficial do Estado de Sergipe.

De acordo com o texto da lei sancionada pelo governador Belivaldo Chagas, o Estado pode em parceria com as entidades
da sociedade civil em defesa dos Rios e do Meio Ambiente, regularmente instituídas, organizar uma programação alusiva ao Dia Estadual em Defesa do Rio São Francisco, com caráter educativo, promovendo eventos, seminários e outras atividades.

O Dia Estadual em Defesa do Rio São Francisco não deve ser considerado feriado civil.

“Velho Chico”

Conhecido como o “Velho Chico”, o rio São Francisco, que completa 521 anos, foi descoberto pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves. Os índios, que já habitavam a bacia do rio São Francisco,  o chamavam de Opará, que significa rio-mar. É um dos mais importantes principalmente para a região Nordeste, passando por cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlântico.

Em Sergipe, entre os municípios banhados pelo rio São Francisco estão Ilha das Flores, Brejo Grande, Amparo do São Francisco, Santana do São Francisco, Telha, Neópolis e Propriá. As comunidades ribeirinhas sobrevivem da pesca e de plantações à exemplo da cultura do arroz.

O rio é o principal manancial de abastecimento de água no estado. Para se ter uma ideia, dos 75 municípios sergipanos, 36 recebem água do Velho Chico, incluindo a chamada Grande Aracaju, formada pelas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.

Ainda sobre a importância do rio São Francisco para os sergipanos, destaca-se a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó (gerenciada pela Chesf), localizada na divisa de Alagoas e Sergipe, responsável pelo abastecimento de água e a geração de energia.

Localizado na região do sertão, o Cânion do rio São Francisco formado por um conjunto de formações rochosas (no município de Canindé do São Francisco), atrai sergipanos e turistas.

Foto: Escola e Educação