Por Paulo Santos/Agência de Notícias Alese
Através do Projeto de Lei nº 98/2019, de autoria do deputado estadual Doutor Samuel (Cidadania) institui o Dia Estadual do Escotismo, data a ser comemorada anualmente. Ela está em consonância com o Dia Mundial e Nacional do Escoteiro.
O Movimento Escoteiro destaca o altruísmo, lealdade, fraternidade, responsabilidade, além do respeito a si mesmo e ao próximo, estabelecendo a disciplina perseverante, pautada num sistema de valores que visam o desenvolvimento do senso crítico, a criatividade, o contato com a natureza, bem como a espiritualidade.
Movimento de Escoteiros
O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo General Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Sem pretender trazer a rigidez militar para o Movimento Escoteiro, Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de fomento à camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um movimento educacional.
O Escotismo foi crescendo, se ramificando também numa vertente para as meninas (em 1909) e, em 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, reuniu cerca de 8 mil jovens em Londres para o primeiro Jamboree Mundial, o maior evento escoteiro do mundo.
Escotismo no Brasil
O escotismo chegou ao Brasil em abril de 1910. Centro de Boys Scouts do Brasil, foi a primeira associação escoteira localizada no Rio de Janeiro. O Movimento Escoteiro se espalhou por todo o território nacional, inicialmente com diversas associações independentes, até que, em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, acompanhando o desejo de B-P de ver o senso de unidade entre os diversos grupos escoteiros em cada país. O escotismo foi trazido por suboficiais do encouraçado ‘Minas Gerais’.
Sergipe
Em Sergipe existem alguns grupos de escotismo, entre eles, o Grupo Escoteiro Uirapuru; 6º Grupo Escoteiro de Sergipe Cruzeiro do Sul; Grupo Escoteiro Sergipe Del Rey; Escoteiros de Sergipe; Grupo de Escoteiros do Mar; Grupo Baden Powell; Grupo Cruzeiro do Sul, Grupo Murilo Braga; Grupo Sagrada Família e Grupo Duque de Caxias.
Foto-Capa: Ascom/Emsurb