O Projeto de Lei nº 326/2025 aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com o objetivo de instituir no Calendário de Eventos do Estado de Sergipe, o Dia Estadual da Carcinicultura, a ser comemorado, anualmente no dia 21 de março é de autoria da deputada Carminha Paiva (Republicanos).
Segundo o PL, a carcinicultura (criação de camarões em viveiros) é uma das atividades mais promissoras e relevantes para o estado de Sergipe, destacando-se pela geração de emprego e renda, fortalecimento da economia costeira e contribuição para o desenvolvimento sustentável.
“Nos últimos anos, Sergipe consolidou-se como um dos principais produtores de camarão do Nordeste, com destaque para os municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Estância, Itaporanga d’Ajuda, Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Brejo Grande, Pirambu e Barra dos Coqueiros. Essas localidades reúnem centenas de pequenos e médios produtores, cooperativas e empreendimentos familiares que garantem a movimentação da economia local e estadual. A instituição do Dia Estadual da Carcinicultura, em 21 de março, busca reconhecer oficialmente o papel estratégico da atividade, fomentar pesquisas e inovações tecnológicas, promover ações de capacitação e valorização profissional, além de reforçar o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável da aquicultura”, explica Carminha Paiva na justitificativa da propositura.
O Dia Estadual da Carcinicultura passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe, com o objetivo de valorizar, fortalecer e divulgar a atividade aquícola voltada à criação de camarões marinhos e de água doce. Na data comemorativa, o Poder Público poderá promover em parceria com entidades públicas, universidades, associações e cooperativas de produtores, ações como: realização de seminários, feiras e eventos técnicos sobre a carciniculturasergipana; capacitações e oficinas voltadas à inovação tecnológica e ao manejo sustentável; divulgação de boas práticas ambientais e de biossegurança; valorização dos produtores e trabalhadores do setor aquícola e promoção do consumo de produtos da carcinicultura sergipana.
Foto: Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri)
