Dia do Nordestino marca preservação da cultura e luta contra a discriminação

O Dia Nacional do Nordestino, comemorado na próxima terça-feira (8), foi instituído por meio do Projeto de Lei nº 2.755/2022 de autoria do senador Angelo corobnel (PSD-BA), com o objetivo de homenagear a identidade da região, marcando a luta contra a discriminação. Segundo informações da Agência Senado Federal, “a data é uma homenagem ao poeta, teatrólogo, músico e compositor Catulo da Paixão Cearense. Conhecido como o Poeta do Sertão, o maranhense Catulo nasceu em 8 de outubro de 1863 em São Luís”.

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a considerar crime de racismo discriminar brasileiros que vivem na região Nordeste, a exemplo da xenofobia (sentimento de ódio, rejeição, hostilidade ou preconceito em relação a pessoas de outras nacionalidades, culturas ou regiões), com várias denúncias registradas nas últimas eleições para a Presidência da república.

Tradições

Ao longo dos anos, os nordestinos vêm se expressando por meio de tradições e manifestações artísticas, além de comidas típicas, danças musicais, paisagens e sotaque caracteristico. A população é tida como forte e trabalhadora, que enfrenta constantes desafios em busca de uma vida digna e sem preconceitos.

Na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, foi aprovada a Lei nº 8.533/19,  de autoria da então deputada Maria Mendonça, instituindo o Programa de Fomento à Literatura de Cordel nas Escolas, das redes pública e privada, em todo o território do estado.

A lei tem por finalidade, contribuir para o conhecimento da comunidade escolar no que se refere à cultura popular brasileira; da cultura popular brasileira; prevenir a erradicação da literatura popular em verso; diminuir a discriminação referente à cultura regional, em especial a nordestina. “O poder público pode uma vez por ano realizar nas escolas de Sergipe o mês da Literatura de Cordel, preferencialmente em novembro”, informa o texto.

Entre os nordestinos nascidos em Sergipe, está o cantor Erivaldo de Carira, que é reconhecido em todo o país cantando o xote, o baião, o forró pé de serra , valorizando cada vez mais as raízes do Nordeste, a exemplo de Luiz Gonzaga, conhecido como o “Rei do Baião”.

Dados

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da região Nordeste do Brasil em 2022 era de 54.644.582 habitantes, classificada como a segunda região mais populosa do país, atrás do Sudeste, que tinha em 2022, 84,8 milhões de habitantes.

A região é composta por nove estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Os municípios mais populosos são Fortaleza, no Ceará, Salvador, na Bahia, Recife, em Pernambuco e São Luiz, no Maranhão.

Foto: Divulgação Prefeitura de Aracaju