Dia do médico é comemorado nesta quarta-feira em todo o país

Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

Em alusão ao Dia de São Lucas Evangelista, considerado no Brasil o patrono da medicina, neste 18 de outubro se comemora, de igual modo, o Dia do Médico. Com base na Lei Nº 12.842, protocolada em 10 de julho de 2013, esta atuação profissional tem por objetivo cuidar da saúde do ser humano e das coletividades humanas, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo, com o melhor de sua capacidade profissional e sem discriminação de qualquer natureza. No que se refere à assistência profissional no Brasil, a mais recente Demografia Médica lançada este ano pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), indica que o país possui médicos ativos, com registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), em número absoluto suficiente para atender às necessidades da população.

Drª Lidiane Lucena

Pelos dados disponíveis nos painéis, é possível identificar que a maioria dos médicos permanece concentrada nas regiões Sul e Sudeste, nas capitais e nos grandes municípios. Nas 49 cidades com mais de 500 mil habitantes, que juntas concentram 32% da população brasileira, estão 62% dos médicos do País. Com base nos dados apurados no mês de dezembro do ano passado, o CFM deduz que o Brasil conta com cerca de 546 mil médicos ativos. A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta 20ª Legislatura em vigor, conta com dois parlamentares com formação acadêmica em medicina. Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, no ano de 2012, Lidiane Lucena (Republicanos) busca disponibilizar o respectivo primeiro mandato parlamentar à favor da melhoria no sistema de saúde.

“Sempre deixei evidente que minha bandeira será pela qualificação do sistema de Saúde, sobretudo o público, com foco no tratamento não só dos autistas, mas das pessoas com deficiência, de pessoas que tenham algum diagnóstico, alguma síndrome rara, algum tipo de síndrome. A gente precisa focar muito nisso. Seguirei lutando por outras realidades, outros avanços, mas a questão da saúde pública me provoca tanto por ser uma profissional da área, mas também por compreender a aflição dos pacientes que precisam de cuidados”, destacou a deputada. Sobre a história que envolve São Lucas como patrono desta classe trabalhadora, pesquisas científicas indicam que ele teria estudado Medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido.

Dr. Manuel Marcos

A escolha do dia 18 de outubro como Dia do Médico – e de São Lucas como patrono desses profissionais – é comum em vários países de base cristã, entre eles: Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia, além do próprio Brasil. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o também deputado estadual Dr. Manuel Marcos (PSD) atua profissionalmente na função de ginecologista e obstetra há 44 anos. Compartilhando com as declarações da deputada Lidiane, o parlamentar – natural da cidade de Santo Amaro das Brotas -, destacou que busca utilizar a respectiva atuação pública em favor dos avanços na Saúde. Manuel Marcos foi o primeiro médico da cidade de origem, bem como fundador da Câmara Municipal de Santo Amaro das Brotas.

“Quando aqui cheguei para tomar posse como deputado estadual, deixei bem claro que estava assumindo um mandato legislativo estadual para erguer as mangas das camisas e batalhar por aquele trabalho que desenvolvo há décadas, porém sempre em esferas municipais, que é cuidar da Saúde pública. Não posso negar que temos outras metas e lutas, a exemplo da Educação, Economia e Segurança Pública, mas também não posso esconder que a Saúde permanece sendo o nosso direcionamento prioritário”, destacou.

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese

Foto capa: Agência Brasil