logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia da Sergipanidade é comemorado nesta segunda-feira, 24

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias

Aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Lei nº 8.601/2019, institui o dia 24 de outubro como “Dia da Sergipanidade”. O objetivo é reafirmar a identidade cultural de um povo, destacando hábitos, costumes, práticas, crenças, valores e saberes, despertando nos sergipanos, o amor pela própria cultura.

Segundo o texto da lei, na data, devem ser estimuladas a promoção ou a realização de atividades artísticas e culturais que exaltem o sentimento da sergipanidade.

Entre as tradicionais manifestações culturais de Sergipe, a Festa dos Lambe Sujos e Caboclinhos, realizada no município de Laranjeiras no segundo domingo de outubro. O evento acontece desde 1860 com a demonstração da batalha entre os Lambe Sujos, que representam os escravos e os Caboclinhos, que representam os indígenas, com a finalidade de resgatar uma princesa raptada. A cultura do Barco de Fogo de Estância e da Festa dos Caretas realizada no município de Ribeirópolis também são manifestações que passam de geração a geração.

Na Culinária sergipana, pratos típicos como caranguejo, frutos do mar, escondidinho de macaxeira, moqueca de camarão, feijoada, beijus e tapiocas recheadas, além de bolos de puba, macaxeira e milho, agradam o paladar de sergipanos e turistas.

Foto: Ailton Cruz

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo