logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia da Etnia Cigana busca promover a inclusão em Sergipe

23/5/2022

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que no Brasil vivam aproximadamente 500 mil pessoas de etnia cigana. Em 2014, foram registrados acampamentos ciganos em 337 cidades distribuídas nos 21 estados da Federação, sendo a maior parte em Goiás, Bahia e Minas Gerais.

Segundo o pesquisador Lourival Andrade Júnior, doutor em História, os povos ciganos passaram por um processo de exclusão durante séculos, algo que ainda faz parte da realidade dessa população. “Os grupos nômades têm poucos espaços para organizar seus acampamentos, por conta de leis proibitivas que impedem sua permanência em terras que não sejam especificamente destinadas a eles”, destacou o pesquisador em artigo científico.

Deputado Iran Barbosa é autor da proposição que deu origem à data. Foto: Jadilson Simões

Como forma de promover a inclusão desses povos, os deputados estaduais aprovaram na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) um projeto que deu origem à Lei 8.881, publicada em 2021, que institui o Dia Estadual da Etnia Cigana, celebrado nesta terça-feira (24).

Na justificativa do projeto que cria a data, o deputado estadual Iran Barbosa (Psol) relembra que o povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, grupos formados a partir da diáspora de um povo nômade do norte da Índia. Após passarem pelo Oriente Médio e pela Europa, eles espalharam-se por outros continentes.

“Não obstante a importância da data, ainda são escassas as políticas públicas de integração do povo cigano, persistindo grande parcela dessa população sem contar com ações em favor de registro civil, saúde e educação”, ressaltou o parlamentar na justificativa do projeto de lei.

Evento

Para celebrar a data, será realizado amanhã, às 9h30, o lançamento da Primeira Coletânea Cultural do Povo Cigano de Sergipe na Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória, no centro de Aracaju. Na ocasião, também ocorrerá uma exposição de fotografias e palestras sobre a cultura cigana. O evento é gratuito e aberto ao público.

Programação:

9h30 – Abertura mística

10h – Dança cigana

10h20 – Coffee break

10h30 – Composição da mesa

10h50 – Palestras

12h – Encerramento

 

Palestras:

Lei do Dia 24 de Maio – Deputado Iran Barbosa

Políticas Públicas para os Povos Ciganos – Sônia Oliveira

Direitos de Inclusão ao Trabalho – Doutor Luis Meneses

Encerramento – vice-governadora Eliane Aquino

 

Foto: Brasil de Fato

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo