logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia da Consciência Negra será lembrado na Alese com Comenda Jacinta Clotilde

O empoderamento da mulher escrava e negra será lembrado no próximo dia 20 de novembro na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Na oportunidade, será entregue no plenário da Casa, a Comenda Jacinta Clotilde do Amor Divino, cujo projeto de resolução nº 18/2018, de autoria da deputada Ana Lula (PT), foi aprovado nas comissões e no plenário, na última quarta-feira, 19.

De acordo com a deputada Ana Lula, Jacinta Clotilde do Amor Divino foi um exemplo de empoderamento da mulher escrava e negra na sociedade oitocentista, que assediada pelo seu senhor, constituiu uma família em espaço adverso e acabou se tornando esposa, mãe, senhora de engenho, administradora e líder de gleba.

“Jacinta teve uma relação de liderança com relação aos irmãos negros, índios tupinambás e ciganos que trabalhavam nas terras do Engenho Palmeira, servindo como exemplo de rompimento com o modelo da família patriarcal baseada nas relações social e racial”, explica.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Com informações da Ascom Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo